Ddddddddddd

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1597 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
I- Introdução

O problema elaborado pela presente pesquisa consiste em analisar as causas da alta incidência de lesões em jogadores profissionais que atuam nas principais ligas de futebol profissional.
Uma lesão é um dano ou mal físico causado por um ferimento, impacto físico ou doença.  As lesões nos ossos, músculos e articulações são muito comuns. O grau de lesão pode variar de umadistensão muscular leve à distensão de um ligamento, deslocamento de uma articulação ou fratura. A maioria dessas lesões se recupera completamente, embora sejam geralmente dolorosas e possam originar complicações em longo prazo.
(SANTOS apud MERK, 2008)
Pode-se dizer que recentemente houve um grande aumento nas incidências de lesões principalmente lesões nos joelhos. Já para GRISOGONO(1989):
As lesões por excesso de uso são mais sutis, porque se apresentam simplesmente como uma dor que aumenta aos poucos, diretamente associada a certa atividade, usualmente repetitiva. A inflamação do cotovelo do tenista e da canela do corredor são exemplos de lesões por excesso de uso. As lesões por excesso de uso necessitam de uma avaliação mais cuidadosa do especialista, porque muitas doenças oucondições inflamatórias podem ser semelhantes a esse tipo de dor
(s/p).
A presente pesquisa toma como questão norteadora: como se dá o processo de recuperação de atletas que tiveram lesões por excesso de uso? Pode- se dizer que o excesso de treinos, ou, o volume de treinamentos (7 princípios de treinamento) e jogos no futebol profissional e a grande competitividade que existe dentro destecenário, podem realmente ser a causa/ consequência das inúmeras lesões recentemente apresentadas por jogadores de todos os clubes do Brasil e no exterior.
O presente trabalho foi realizado com intuito de mostrar para a sociedade a grande relevância das lesões em jogadores profissionais, as quais são muito graves e prejudiciais à saúde. Este assunto deve ser visto com mais cuidado por todos quepraticam o esporte futebol, até porque pode haver uma prevenção para algumas lesões específicas que se ocorrida podem afastar o praticante do esporte por um período indeterminado.
Estudar as lesões em jogadores de futebol profissional a partir da analise dos treinos e jogos. Analisou-se o processo de formação dessas lesões em sua relação com a ideia de desporto. Analisar as causas da alta incidênciade lesões em jogadores profissionais que atuam nas principais ligas de futebol profissional de futebol. Demonstrar que de fato há como evitar estas lesões (reduzir o excesso de força em treinos, por exemplo).

II – Revisão de Literatura
2.1- Lesões
Uma lesão é um dano ou mal físico causado por um ferimento, impacto físico ou doença.  As lesões nos ossos, músculos e articulações são muitocomuns. O grau de lesão pode variar de uma distensão muscular leve à distensão de um ligamento, deslocamento de uma articulação ou fratura. A maioria dessas lesões se recupera completamente, embora sejam geralmente dolorosas e possam originar complicações em longo prazo (MANUAL MERK, 2008).
    Segundo LORETE (2007) a definição de lesão é: uma alteração ou deformidade tecidual diferente do estadonormal do tecido, que pode atingir vários níveis de tecidos, assim como os mais variados tipos de células. As lesões ocorrem em função de um desequilíbrio fisiológico ou mecânico, por trauma direto ou indireto, por uso excessivo de um determinado gesto motor, ou até por gestual motor realizado de forma incorreta. E os tipos de lesão são: Ósseas, Musculares, Ligamentares ou Articulares.

2.2-Lesões Traumáticas
 As lesões traumáticas são acontecimentos súbitos, em que sabemos que alguma coisa saiu errada e sentimos os efeitos imediatos, talvez dor, edema, escoriações ou uma ferida. Elas podem ser extrínsecas, devidas a alguma causa externa, como um golpe direto, uma torção brusca, quando se muda de direção, ou uma queda, e intrínsecas, sem uma causa óbvia, como o estiramento súbito da...
tracking img