ddatica

279 palavras 2 páginas
O termo didática foi instituido por Comenius (Jan Amos Komensky) em sua obra Didática Magna (1657).
Durante séculos , a didática foi entendida como técnica e métodos de ensino, sendo a parte da pedagogia que respondia somente por “como” ensinar , mas originalmente significa “arte de sensinar”. Essa didática tradicional trazia consigo manuais com detalhes de como os prefessores deveriam se porta em sala de aula.
Com o estudo dos paradigmas educacionais nos cursos de pedagogia e formação de professores e conhecimento em relação a didática ampliaran-se, fazendo com que em cada tendência pedagógica fosse modificada a finalidade da educação , mudando assim o papel do prefessor, do aluno, a metodologia , a avaliação, e consequentimente mudando a forma de ensinar.
Atualmente, a didática é uma área da Pedagogia fundamental na formação dos professores, passou a ser denominada como “teoria de ensino” pois permite estabelecer vinculos entre ensino e aprendizagem, tendo em vista o desenvolvimento das capacidades mentais dos alunos.
A disciplina de didática permite que o professor desenvolva a capacidade de critica para que os mesmos analisem de forma clara a realidade do ensino, e para que articulem os conhecimentos adquiridos sobre “como” ensinar e refletir sobre “para quem” ensinar “ o que” ensinar e o “ por que “ ensinar é um dos desafios da didática.
A didática também investiga as condições e formas que vigoram como esninar e, ao mesmo tempo, os fatores reais como (sociais,politicos,culturais,psicossociais).
A didática nada mais é que um meio do professor desenvolver a capacidade de questionar e experimentação com relação ao processo de ensino-aprendizagem, ou seja aprender a ensinar!

Relacionados