dcdcc

820 palavras 4 páginas
AGO262010
Se vai Sombrear, faça essa sombra direito Poohh!!!
Uma coisa que eu não gosto, é de ver um sombreado mal feito. As vezes vemos que a pessoa tem capacidade de fazer um trabalho melhor, mais por pura preguiça faz uma machinha ali, outra aqui, que mais parecem borrões e acha que o trabalho já está pronto. É diferente de quando ainda estamos aprendendo a sombrear, que apesar de o resultado não ficar 100%, você percebe que o artista se esforçou em fazer o sombreamento certinho…
Então pessoal, vamos caprichar nos nossos sombreamentos. Neste tutorial irei demonstrar diferentes formas de sombreamento para seus respectivos fins. (Este tutuorial e imagens são originalmente do artista Bryan Duey, eu apenas o traduzi e tornei o texto mais prático conforme meu ponto de vista).
O sombreamento adequado é importante no desenho realista. Escolher o tom certo e caprichar no sombreamento pode valorizar muito o seu trabalho. Esfumar e sombrear são os métodos de texturizar mais popular entre os artistas do lápis.
O grafite é um material maravilhoso. Você pode riscar em grafite e depois esfumá-lo com um esfuminho, algodão… . Ou seja, basicamente você faria alguns rabiscos no papel (Figura 1) e posteriormente passaria o esfuminho ou algodão para misturá-lo, ou esfumar (Figura 2). Você pode tentar esfumar seu grafite com materiais diferentes, como tecido, borracha plástica, esfuminho, com objetivo de encontrar texturas diferentes e com diferentes tonalidades. Uma dica, para fazer o sombreamento do rosto seria usar pedaços de tecido, eles dão um efeito muito suave, parecidos com a pele.

O Circulismo é um método muito popular entre os artistas de sombreamento. Consiste em desenhar círculos bem pequenos que se sobrepõem e se entrelaçam. Circular até atingir o tom desejado até pode ser entediante, mas os resultados valem a pena. Este método é grande valia para reproduzir uma textura de pele realista (Imagem de sombreamento misturado). Use um toque leve e vai

Relacionados