dbito cardiaco

2183 palavras 9 páginas
1 INTRODUÇÃO
O debito cardíaco é a quantidade de sangue bombeada pelo ventrículo esquerdo para a aorta a cada minuto e o retorno venoso é a quantidade de sangue que flui das veias para o átrio direito a cada minuto.
O debito cardíaco (DC) é controlado pelo retorno venoso (RV), embora existam vários fatores de circulação periférica que afetam o fluxo sanguíneo, o retorno venoso é o controlador primário.
O coração tem um mecanismo intrínseco que lhe permite bombear automaticamente qualquer quantidade de sangue que flua para o átrio direito vindo das veias. Este mecanismo chamado de lei de Frank-Starling do coração diz que quando sangue extra flui para o coração, dilatam as paredes da câmara cardíaca (estiram o músculo cardíaco), a contratilidade é aumentada fazendo com que as câmeras distendidas se esvaziem rapidamente, sem permitir que ocorra excesso de sangue nas veias.
O RV para o coração é soma de todos os fluxos sanguíneos, e o coração automaticamente bombeia esse sangue que retorna de volta para as artérias e novamente corre todo o sistema. Logo, um deve ser equivalente ao outro, “denotando um intimo acoplamento entre suas duas variáveis hemodinâmicas” (Salgado, Silva). Em questão de equilibro o DC e RV são iguais.
Há limites definidos para a quantidade de sangue que coração pode bombear. Um coração que funcionando sem nenhum excesso de estimulação nervosa, é capaz de bombear uma quantidade de RV de até duas vezes e meia o RV normal antes do coração atingir o limite do controle do DC.

2 DESENVOLVIMENTO
2.1 FATORES QUE ENFLUENCIAM NO DÉBITO CARDÍACO
O débito cardíaco varia de forma acentuada com o nível de atividade do corpo. Os seguintes fatores, entre outros, afetam diretamente o débito cardíaco: o nível basal do metabolismo corporal; se a

Relacionados