Davydov

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4012 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE - UNESC

CURSO DE PEDAGOGIA

GRAZIELI TEIXEIRA MORONA FERNANDES

PROPOSIÇÕES DE DAVYDOV PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NO PRIMEIRO ANO ESCOLAR: INTER-RELAÇÕES DOS SISTEMAS DE SIGNIFICAÇÕES NUMÉRICAS

CRICIÚMA
2012
GRAZIELI TEIXEIRA MORONA FERNANDES

PROPOSIÇÕES DE DAVYDOV PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NO PRIMEIRO ANO ESCOLAR: INTER-RELAÇÕES DOSSISTEMAS DE SIGNIFICAÇÕES NUMÉRICAS

Trabalho de Matemática. Curso de Pedagogia da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Profª: Eloir Fátima

CRICIÚMA
2012
ESTUDOS SOBRE DAVYDOV

O objetivo deste texto é mostrar a tese defendida por Josélia Euzébio da Rosa, que aborda alguns pontos principais sobre a teoria de Davydov e seus colaboradores. Eles elaboraram e pesquisaram aimplementação de um sistema de ensino que consideramos a expressão mais atual e fiel aos princípios da teoria histórico-cultural.
Rosa delimita sua pesquisa para uma especificidade da objetivação da referida proposta, qual seja: a interconexão dos sistemas de significações numéricas (algébrico, geométrico e aritmético) na forma pela qual o conceito de número é introduzido no primeiro ano escolar.
Estareiestudando a partir do terceiro capítulo, onde Rosa diz que foi dedicado ao processo de produção da resposta ao problema de investigação. Que nele apresentamos e analisamos, de forma articulada com os fundamentos da Teoria Histórico-Cultural, o movimento expresso por Davydov e seus colaboradores na primeira tarefa de estudo para o ensino de Matemática no primeiro ano do Ensino Fundamental.
O focoda análise é para as possíveis interconexões entre as significações algébricas, geométricas e aritméticas do conceito de número no movimento orientado do geral ao particular e singular.
A adoção dessa obra como referência deve-se a sua relevância para o trabalho docente, conforme diz o próprio Davydov (1988, p. 199):

Entre os materiais elaborados por nós tem especial importância os manuaispara os professores, os que têm sido escritos como planos ou resumos detalhados das lições de uma ou outra disciplina escolar (apoiando-se neles o professor pode ensinar sistematicamente as crianças). Nestes manuais se descreve a sequência das tarefas de estudo, cuja solução (utilizando os correspondentes materiais didáticos) permite aos alunos assimilar, sob a direção do professor, os conhecimentose as capacidades por meio da realização das ações de estudo. Os manuais em questão foram criados durante o prolongado trabalho investigativo psicopedagógico que transcorreu em forma de ensino e educação experimentais. Neles se encarnaram as ideias psicológicas do nosso coletivo de investigação referidas ao conteúdo e os métodos de ensino e educação que impulsionam o desenvolvimento das crianças.3.6.5 Unidades de medida de comprimento padronizadas

Como evidenciado várias vezes, para medir necessita-se de unidades de medida. Entretanto, há de se considerar que existe a possibilidade de se apresentar uma variedade de unidades de medida, bem como uma diversidade de grandezas na mesma proporção. Como diz Freudenthal (1975), o comprimento, a área, o volume, a massa, são algumas das noçõesque se transformam em valores pelo procedimento de medição.3.6.5.1 – Essa tarefa coloca à disposição das crianças: duas réguas com escalas diferentes (uma de papel, outra de plástico ou madeira) e um recorte de papel para trabalharem em duplas.
Dada às circunstâncias, ocorre um impasse, pois, para que os dois comprimentos sejam iguais, se faz necessária à opção, em comum acordo, por uma mesmaunidade de medida.
As crianças examinam as duas réguas e concluem que a de papel possui as unidades maiores que um centímetro. Essa tarefa se completa com a apresentação de outros instrumentos de medida com outras unidades, como por exemplo, a fita métrica.
3.6.5.2 – O foco estabelecido por esta tarefa é a medida de vários objetos que estão na sala de aula, com a utilização de diferentes...
tracking img