David ricardo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (564 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
David Ricardo

David Ricardo (Londres[->0], 18 de Abril[->1] de 1772[->2] — Gatcombe Park[->3], 11 de setembro[->4] de 1823[->5]) é considerado um dos principais representantes da economia[->6]política[->7] clássica.

Considerado como um dos fundadores da escola clássica inglesa da economia política, juntamente com Adam Smith[->8] e Thomas Malthus[->9], as suas obras mais destacadasincluem:
· O alto preço do ouro, uma prova da depreciação das notas bancárias (The high price of bullion, a proof of the depreciation of bank notes), em 1810;
· Ensaio sobre a influência de um baixopreço do cereal sobre os lucros do capital (Essay on the influence of a low price of corn on the profits of stock), em 1815;
· Princípios da economia política e tributação (Principles of politicaleconomy and taxation), em 1817 (reeditado em 1819 e 1821).
David Ricardo exerceu uma grande influência tanto sobre os economistas neoclássicos, como sobre os economistas marxistas[->10], o que revelasua importância para o desenvolvimento da ciência econômica. Os temas presentes em suas obras incluem a teoria do valor-trabalho[->11], a teoria da distribuição (as relações entre o lucro e ossalários), o comércio internacional, temas monetários.
A principal questão levantada por Ricardo nessa obra se trata da distribuição do produto gerado pelo trabalho na sociedade. Isto é, segundo Ricardo, aaplicação conjunta de trabalho, maquinaria e capital no processo produtivo gera um produto, o qual se divide entre as três classes da sociedade: proprietários de terra (sob a forma de renda daterra), trabalhadores assalariados (sob a forma de salários) e os arrendatários capitalistas (sob a forma de lucros do capital). O papel da ciência econômica[->12] seria, então, determinar as leis naturaisque orientam essa distribuição, como modo de análise das perspectivas atuais da situação econômica, sem perder a preocupação com o crescimento em longo prazo.
A sua teoria das vantagens...
tracking img