David ricardo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4173 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Faat - faculdades

2º semestre administração
1º Bimestre





David Ricardo




Trabalho apresentado a
disciplina de Ecomonia,sobre a
orientação do professor João Carlos





Atibaia
Setembro / 2011Índice



• Fundador da economia Política Clássica...............02
• A época que viveu Ricardo.................................03
• Primeiras contribuições......................................04
• O debate sobre as leis do trigo............................06
• Economia política e tributação............................07
• As vantagenscomparativas.................................10
• A teoria do Valor-Trabalho.................................11
• Um dos fundadores da teoria econômica moderna..13
• Conclusão.........................................................15
• Bibliografia.......................................................16




















Ricardo-- fundador da Economia PolíticaClássica

Um dos maiores economistas de seu tempo, David Ricardo foi considerado ainda em vida o legítimo sucessor de Adam Smith no papel de difusor da jovem ciência conhecida como Economia Política. Sua obra abrange uma vasta amplitude de temas como, dentre outros, política monetária, teoria dos lucros, da renda fundiária e da distribuição, teoria do valor e do comércio internacional, tendo muitas desuas contribuições estabelecido as bases de um debate que se prolonga até os dias atuais.
Sua obra mais conhecida, On The Principles of Political Econom y and Taxation, apresentada ao público brasileiro neste volume, foi publicada pela primeira vez em 1817, tendo obtido imediato reconheci- mento e recebendo mais três reedições somente em vida do autor (a edição definitiva veio à luz em 1823, anoda morte de Ricardo). Mais do que em Smith, o método de exposição de Ricardo estabeleceu uma referência para a nova ciência que perdura até os dias atuais: Ricardo mantinha-se em altos níveis de abstração e procurava dar aos argumentos um rigor científico próprio de um investigador que está em busca de leis gerais. O rigor lógico e o raciocínio dedutivo (alinhando premissas gerais antes dasconclusões) davam consistência aos argumentos, os quais, mesmo dificultando à s vezes, desnecessariamente, a clareza da exposição, colocavam Ricardo em enorme vantagem nos de- bates de seu tempo.Principles é, ao lado da Riqueza das Nações, de Smith, de O Capital, de Marx, e da Teoria Geral, de Keynes, uma das obras mais lidas de economia de todos os tempos. Com sua estrutura lógica e consistênciainterna, pode-se dizer também que é a obra que marca o aparecimento da economia como ciência plenamente constituída de objeto e método.






02
A época em que viveu Ricardo
David Ricardo nasceu em Londres em 18 de abril de 1772, filho de um abastado comerciante de origem judaica que haviaemigrado da Holanda. Ricardo cresceu no mundo “prá tico” dos negócios, tornou-se operador da bolsa de valores londrina e, ainda jovem, já era dono de considerável fortuna, além de mover-se com familiaridade no mundo dos negócios e das finanças do capitalismo mais avançado de sua época. A Inglaterra acabava de completar a que ficaria conhecida como a Primeira Revolução Industrial, um formidávelprocesso combinado de avanço tecnológico e de transformações sociais que tornara autônoma a produção industrial, livrando-a do controle dos produtores diretos (transformando em proletários os antigos artesãos) e do jugo dos intermediários do comércio. O tear mecânico, a tecnologia a vapor, as estradas de ferro e o avanço da mineração e da siderurgia— as inovações mais importantes do período—...
tracking img