David ricardo - economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1601 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo

Com a suspensão do pagamento em ouro das notas bancárias, a elaboração da teoria monetária veio à tona.
E com isso Ricardo dizia que com o aumento da circulação do ouro eleva os preços, assim ficando caro os produtos nacionais. Contudo tornando uma estabilidade nos preços internacionais em termos de ouro.
Levando entretanto à consequências não muito agradáveis; como desemprego,redução de lucro, etc.
Mas a influência de Ricardo foi muito produtiva pois a utilização da moeda foi estabelecida pela maioria dos países até a 1º Guerra.
Na teoria do valor tenta dar uma solução para os problemas apontados pelo economista Adam Smith.
Ricardo dizia que o valor da mercadoria “produzida” pelo trabalhador é relativa pelo que se produz e não pelo que ganha.
Embora isso não explique anatureza do lucro capitalista, pode –se calcular a depreciação pelo tempo de utilização, podendo assim calcular tudo que se utiliza para a produção de um produto.
O salário recebido é o mínimo necessário para a manutenção do trabalhador, e do preço do mercado vem assim se estabelecendo através da demanda e da oferta.
A distribuição da renda capitalista e dos proprietários de Terra vem definida pelataxa de lucro e a renda da terra, mas pagando pela sua utilização.

Biografia
David Ricardo foi um renomado economista inglês (4/1772-11/9/1823).
Autor da teoria do trabalho como valor, é um dos fundadores da ciência econômica. Nasceu em Londres, filho de judeus holandeses. Deixou a escola aos 14 anos para trabalhar com o pai como corretor na bolsa de valores, atividade que lhe rendeuprestígio profissional.
Aos 21 anos, converteu-se ao protestantismo e rompeu com a família para casar-se com uma jovem quacker. Trabalhou por conta na bolsa de valores e ficou rico, o que lhe permitiu dedicar-se à leitura, principalmente de textos sobre matemática, química e geologia.
Influenciado pelas ideias do economista inglês Adam Smith, aprofundou o estudo das questões monetárias. Em Princípiosde Economia Política e Tributação (1817), expos suas principais teses. Defendia a livre competição no comércio internacional, com a especialização dos países na produção de determinados bens, o que beneficiaria compradores e vendedores.
Sua teoria do trabalho, pela qual o valor de um bem é determinado de acordo com o trabalho necessário a sua produção, é considerada a contribuição maisimportante para a ciência que criou. Elegeu-se em 1819 para o parlamento, no qual defendia projetos liberais e reformistas. Morreu em Londres.

Obra e teoria
Principal representante da Economia Politica clássica, surge no cenário da teoria econômica através da polemica do padrão-ouro. Desde 1797 até 1821, foi decretada a suspensão do pagamento em ouro das notas bancárias, devido ao aumentogeneralizado dos preços, proveniente das sucessivas guerras e crises econômicas, dado que o valor da libra-papel era inferior ao seu conteúdo em ouro. Contanto, com a elaboração da teoria monetária n’O alto preço do ouro, uma prova da depreciação das notas bancárias, em 1810, adotou-se em 1919 a conversibilidade plena da moeda.
Nesta teoria, Ricardo argumenta que o aumento da circulação do ouro eleva onível interno dos preços junto com as importações, devido ao encarecimento do produto nacional. Resulta que um saldo negativo no comercio exterior absorverá o excedente interno de ouro levando à redução interna dos preços e consequentemente ao equilíbrio do setor externo. Enfim, uma ampla liberdade no comercio internacional e a utilização por todos os países de uma moeda conversível, conduz adistribuição da moeda através do movimento do comercio, de modo que o nível geral dos preços internacionais permanece estável em termos de ouro.
A consequência, no entanto, foi uma inflação maior, porque a elevação do valor da moeda ou redução interna dos preços provocou uma redução dos lucros antes de uma diminuição dos custos, aumentando o numero de falências e reduzindo o numero de empregos....
tracking img