David Paul Ausubel Nasceu Em 25 De Outubro De 1918 No Brooklyn

556 palavras 3 páginas
Ausubel
David Paul Ausubel nasceu em 25 de outubro de 1918 no Brooklyn, New York, USA. Estudou medicina e psicologia na Universidade da Pensilvânia. Estudou na Universidade de Columbia e obteve seu doutorado em Psicologia do Desenvolvimento. Ausubel faleceu em 9 de julho de 2008 aos 90 anos.
Segundo Ausubel, a aprendizagem significativa no processo de ensino necessita fazer algum sentido para o aluno e, nesse processo, a informação deverá interagir e ancorar-se nos conceitos relevantes já existentes na estrutura do aluno. O autor entende que a aprendizagem significativa se verifica quando o banco de informações no plano mental do aluno se revela, através da aprendizagem por descoberta e por recepção. O processo utilizado para as crianças menores é o de formação de conceito, envolvendo generalizações de interesses específicos para que, na idade escolar já tenham desenvolvido um conjunto de conceitos, de modo a favorecer o desenvolvimento da aprendizagem significativa.
A teoria de David Ausubel foca a aprendizagem cognitiva e, como tal, propõe uma explicação teórica do processo de aprendizagem. Essa Estrutura Cognitiva representa todo um conteúdo informacional armazenado por um indivíduo, organizado de uma certa forma em qualquer modalidade do conhecimento.
O conteúdo previamente detido pelo indivíduo representa um forte influenciador do processo de aprendizagem. Novos dados serão assimilados e armazenados na razão direta da qualidade da Estrutura Cognitiva prévia do aprendiz. Para Ausubel, aprendizagem significa organização e integração do material na estrutura cognitiva.
Teoria da Assimilação segundo Ausubel, define-se "assimilação" como o resultado da interação que ocorre, na aprendizagem significativa, entre o novo material a ser aprendido e a estrutura cognitiva existente.
As informações no cérebro humano, segundo Ausubel, se organizam e formam uma hierarquia conceitual, na qual os elementos mais específicos de conhecimento são ligados e assimilados a

Relacionados

  • david ausubel
    258 palavras | 2 páginas
  • teoria da apredizagem
    56733 palavras | 227 páginas
  • Dicionário de pedagogia
    75493 palavras | 302 páginas
  • DNA o segredo da vida James D
    164756 palavras | 660 páginas