David lachapelle x gabriel wickbold

1093 palavras 5 páginas
Trajetória: David LaChapelle

David LaChapelle deu inicio a sua trajetória como fotógrafo quando optou por estudar Belas Artes na North Carolina School of Arts, e posteriormente se mudou para Nova Yorke onde passou a estudar na Arts Student League e na School of Visual Arts.

Em Nova Yorke, David conseguiu seu primeiro trabalho como fotógrafo profissional na renomada revista Interview e durante o final da década de 80 até os dias atuais LaChapelle se tornou grandemente reconhecido na cena nova-iorquina.

Seu grande reconhecimento foi ocasionado pelo estilo inovador de LaChapelle que tem como características marcantes toque do mundo surreal, através de fotos saturadas que misturam o bizarro, o cômico e a beleza.

Desde então, LaChapelle passou a ser requisitado para registrar diversas celebridades envoltas sobre os mais variados temas, sempre trabalhando uma temática oculta por detrás do artista, LaChapelle se distingue dos demais e atinge um resultado único em suas obras.

Fotos: David LaChapelle

Sentido:

Uma foto de gênero publicitário, usada de capa para a revista Rolingstone quando a então novata no mundo da música Britney Spears, usava te toda sua sensualidade em seus vídeo clipes e afirmava ainda ser virgem. Contudo, David retrata de forma simples a ingenuidade, composta pelo visual infantil e ao mesmo tempo uma certa perversidade nos transmitida através do olhar e dos trajes que a cantora veste.

Fotos: David LaChapelle

Sentidos:

Mais uma vez LaChapelle usa da ironia como um brilhante recurso de retratar diversos elementos e fazer inúmeras críticas, as guerras, ao descaso e ao mundo contemporâneo em geral. Ao recriar a obra de Botticceli retrata uma negra aparentemente africana como Vênus, no lugar do deus Marte, um homem branco, e ao seu redor crianças com armas num fundo que nos remete a destruição e um contexto de desigualdade, e mesmo com tantos significados não deixa de ser POP.

Visão pessoal: David LaChapelle

David

Relacionados