David hume

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (253 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A Origem das Idéias


Ao contrário de Descartes que considerava que o conhecimento partia da razão, David Hume julgava que o conhecimento sedava a partir dos sentidos. Para se chegar a origem das idéias Hume põe amostra que temos idéias, mas essas idéias surgem através de percepções, em que tudo aquiloque podemos vir a conhecer, surge dessas duas percepções, que são: as impressões e as idéias.
Todas as nossas idéias são cópias das impressões. No entanto,Hume considera que todo o conhecimento é como uma cópia de algo já ocorrido anteriormente, e que todo raciocínio empírico sobre questões de fato, se ajusta sobrerelações de causa e efeito, colocando que a causa é conseqüência do nosso hábito mental e das sensações por nós experimentadas.




A Associação das idéias

Apartir de um principio de associação entre as diferentes idéias (representações imaginárias), se explica a regularidade e métodos empregados por meio da memória deimaginação. Desta maneira, Hume diz que mesmo nos sonhos ou devaneios, as diferentes idéias se associam, porque mesmo sonhando existe um encadeamento delas.E mesmo que haja diferentes línguas (idiomas) “as palavras que exprimem as idéias mais complexas quase se correspondem entre si, o que é uma prova segura de que asidéias simples, compreendidas nas idéias complexas, foram ligadas por algum princípio universal (associação) que tinha igual influência sobre todos oshomens[...]É-nos suficiente presentemente ter estabelecido esta conclusão: os três princípios de todas as idéias são as relações de semelhança, de contigüidade e causalidade”.
tracking img