David hume

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1782 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE ASSIS GURGACZ
DIEYSSON RIBEIRO TOLEDO

HUME

Trabalho apresentado como requisito parcial de conclusão da disciplina de Filosofia, do Curso de Engenharia Elétrica, da Faculdade Assis Gurgacz.
Professor Orientador: Fábio Brugnaretto
| |
| |
| |
| |
| |

CASCAVEL
2012

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3
2 IMPRESSÕES E IDÉIAS 4
3 AS CONEXÕES ENTRE AS IDÉIAS 5
4CONSIDERAÇÕES FINAIS 7
REFERÊNCIAS 8

1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como tema principal as teorias criadas por David Hume. Ele é conhecido como o filósofo da natureza humana, um filósofo empirista quanto ao problema da origem do conhecimento, cético em relação á metafísica e utilitário altruísta em assuntos morais e políticos.
A principal teoria foi à criada no livro Investigaçãoacerca do entendimento humano, onde formulou sua teoria do conhecimento. Nela, ele dividiu tudo aquilo que percebemos em impressões e idéias. As impressões referem-se aos dados fornecidos pelos sentidos, como por exemplo, as impressões visuais, auditivas, táteis. As idéias referem-se às representações mentais, (memória, imaginação) derivadas das impressões. Assim, toda idéia é uma cópia de algumaimpressão.

2 IMPRESSÕES E IDÉIAS

Todas as percepções do espírito humano se dividem, segundo Hume, em duas classes que se distinguem entre si pelo grau diferente de força e de vivacidade com que impressionam o espírito. As percepções que penetram com maior força e evidencia na consciência chamam-se impressões; e são todas as sensações, paixões e emoções, no ato em que vemos ou sentimos, amamosou odiamos, desejamos ou queremos. As imagens enfraquecidas destas impressões chamam-se ideias ou pensamentos. A diferença entre impressão e idéia é, por exemplo, a que existe entre a dor de um calor excessivo e a imagem dessa dor a memória. A ideia nunca pode alcançar a vivacidade e a força da impressão e, mesmo nos casos excepcionais, quando a mente está desordenada pela doença ou pela loucura,a diferença permanece. Toda a ideia deriva da impressão correspondente e não existem ideias ou pensamentos de que se não tenha tido precedentemente a impressão. A liberdade ilimitada de que parece gozar o pensamento do homem encontra o seu limite invalidável neste principio. Sem dúvida, o homem pode compor as ideias entre si nos modos mais arbitrários e fantásticos e lançar-se com o pensamentoaté aos limites extremos do universo; mas nunca dará um passo para lá de si próprio, porque nunca terá na sua posse outra espécie de realidade senão a das suas impressões.
Hume aceita e faz sua a negação da ideia abstrata, já defendida por Berkeley. Não existem ideias abstratas, isto é, ideias que não tenham caracteres particulares e singulares (um triângulo que não seja equilátero, nem isósceles,nem escaleno, ou um homem que não seja este ou aquele homem, etc.); existem apenas ideias particulares tomadas como sinais de outras ideias particulares e semelhantes a elas. Mas para explicar a função do sinal, isto é, a possibilidade de uma ideia evocar outras ideias semelhantes, Hume recorre a um principio de que se servirá largamente em todas as suas analises: o hábito. (Quando descobrimoscerta semelhança entre ideias dos diferentes homens e dos diferentes triângulos), empregamos um único nome (homem ou triângulo) para as indicar. Forma-se assim em nós o hábito de considerar unidades, de alguma maneira entre si as ideias designadas por um único nome; assim, o próprio nome suscitará em nós não uma só daquelas ideias, nem todas, mas o hábito que temos de considerá-las juntas e, porexemplo, o hábito de considerar conjuntamente todos os homens, enquanto semelhantes entre si, e permitir-nos á evocar a ideia deste ou daquele homem singular.
3 AS CONEXÕES ENTRE AS IDÉIAS

As idéias que constituem o mundo da nossa experiência apresentam indubitavelmente ordem e regularidade. Tais caracteres são devidos aos princípios que as associam e unem entre si. Hume reconhece três únicos...
tracking img