David hume

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (733 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
David Hume
Sessão II- “origem das ideias”

Filosofia

Neste trabalho, relativamente á matéria do Empirismo e Racionalismo, pois como escolha predefinida pelo professor entre David Hume ouDescartes, escolhemos trabalhar sobre David Hume por gostarmos mais da ideia defendida por este autor e por ser um pouco mais clara, dentro do livro imposto pelo professor ‘Investigação sobre o EntendimentoHumano’ optamos pelo segundo capitulo por ambas achar-mos que fosse o capitulo mais adequado a trabalhar por parecer o que estivesse mais relacionado com a nossa matéria e mais próximo do que nóspossamos falar e que seja também mais fácil para nós , por ser um assunto já trabalhado em aula.
David Hume inicia-se por falar dos elementos do conhecimento ao distinguir que existem dois tipos depercepções e explicar o que se entende por cada uma delas. Então, defende a tese de que as impressões segundo o critério de vivacidade e de força com que são possíveis de impressionar o espírito é apercepção mais forte, pois o sentimento e a sensação impõe-se ao sujeito, são percepções que não tem um nome no nosso idioma mas que nós as denominamos de ‘impressões’. E as ideias que são as percepçõesmais fracas e que são apenas as representações das impressões, derivadas destas impressões elas nunca alcançam a mesma vivacidade e força. Dizendo assim que as ideias, são mais fracas, mesmo que elasactuem com o maior vigor e que pareçam muito reais são apenas isso, a representação e não é necessário adquirir entendimento metafísico para poder distingui-las. Como por exemplo não podemos imaginar osabor de um gelado sem nunca ter comido um e quando temos uma dor de cabeça é muita mais intensa do que quando pensamos na vez em que tivemos essa dor.
Ao longo do texto utiliza vários argumentos, noprimeiro afirma que as ideias por mais complexas que sejam, simplificam-se tal como as copias dessa mesmas ideias e mesmo parecendo distantes da origem revelam-se iguais. Cada ideia que examinamos...
tracking img