David Held Models of Democracy Fichamento

1675 palavras 7 páginas
Models of Democracy

David Held

Fichamento

“... No quinto século AC, Atenas emergiu como a mais proeminente “cidade-estado”, ou polis, entre muitos poderes gregos rivais...” (HELD, David; pág. 13)
“... Inicialmente, estas cidades eram normalmente controlas das por reinos locais mas, posteriormente, muitas vezes após violentos conflitos, vieram a ser dominadas por hierarquias de “clãs” e “tribos”...” (HELD, David; pág. 13)
“... A continuidade política das primeiras cidades-estado foi rompida pelo surgimento dos “tiranos”, ou autocratas (c. 650-510AC), que representavam os interesses daqueles que tinham recentemente enriquecido graças às terras que possuíam ou ao comércio. A ordem dos clãs e tribos cedeu regimes mais tirânicos. Mas e estabilidade destes regimes estava vulnerável a alianças e coalisões em constante mudança...” (HELD, David; pág. 13)
“... Ao crescimento da riqueza de alguns não correspondeu a melhorias nas condições das classes mais pobres, particularmente aqueles que não tinham terras ou que possuíam pequenas fazendas e propriedades rurais...” (HELD, David; pág. 14)
“... O status destes grupos foi elevado ainda mais por importantes mudanças na organização militar que fizeram, entre outros, de fazendeiros e camponeses moderadamente prósperos um elemento central na defesa da comunidade (veja Mann, 1986). Esta mudança foi talvez mais que qualquer outra, que afetou o futuro da estrutura política das cidades-estado...” (HELD, David; pág. 14)
“... Esta identidade foi reforçada por um crescimento do número de pessoas alfabetizadas, o qual também ajudou na administração e controle do povo e dos recursos materiais...” (HELD, David; pág. 14)
“... Parece que, durante a metade do século sexto, a primeira política “democrática” emergiu em Chios, embora outras, todas com suas particularidades e idiossincrasias, logo viessem a se formar...” (HELD, David; pág. 14)
“... As mudanças políticas tiveram lugar dentro de comunidades geográficas e socialmente demarcadas

Relacionados