Datawarehouse

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1573 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
2012

DW - BUSINESS
ESQUEMA DA DATA WAREHOUSE

Curso: Unidade Curricular Docente Responsável

Engenharia Informática Base de Dados II José Carlos Fonseca Teresa Gouveia

Instituto Politécnico da Guarda – Escola Superior de Tecnologias e Gestão da Guarda

“Data Warehouse é uma coleção de dados orientados a questões, integrado, variável com o tempo e não-volátil, para apoiar a tomada dedecisão, é um processo contínuo que reúne dados de fontes heterogêneas, incluindo dados históricos. ”

D. H. Inmon (Inmon, 1994)

Base de Dados II - Data Warehouse Teresa Gouveia

Instituto Politécnico da Guarda – Escola Superior de Tecnologias e Gestão da Guarda

1 - Definição do Produto
Este projeto tem como objetivo desenvolver uma data warehouse para uma empresa de vendas devestuário e de calçado. Esta empresa tem vários canais de venda incluindo a venda direta, catálogo tradicional, internet, televendas, etc., e atua no mercado internacional. O objetivo da data wharehouse é proporcionar à gestão da empresa informação viável sobre o processo de vendas em todas as dimensões tradicionais deste negócio. Por exemplo, deve permitir a análise das vendas (faturação, quantidades,margens, etc.) por produtos, permitindo evidenciar que produtos que mais vendem, os produtos que vendem pouco, os que vendem só em certas alturas do ano ou só em certas regiões geográficas, ou só a certos tipos de clientes, etc., etc. Deve permitir também uma precisão de meio-dia de trabalho, manhã (até às 13:00h) ou tarde (após às 13:00h). Deve também permitir a análise dos resultados daspromoções. As promoções representam um aspeto muito sensível e importante, pois é nelas em que o gestor mais facilmente pode atuar quando pretende incrementar as vendasnuma loja ou num determinado produto. Os clientes da empresa são também um aspetomuito importante, uma vez que a empresa se relaciona diretamente com eles (isto é, não são clientes anónimos), sendo a análise dos clientes e das suas compras umaspeto centralnos objetivos da data wharehouse.

1. Quais dos produtos em promoção evidenciaram ganhos em relação a uma linha base de vendas previstas sem promoção (chamado o lift)? 2. Quais os produtos em promoção evidenciaram ganhos ou perdas nos dias imediatamente antes ou depois da promoção cancelando os efeitos da promoção (chamado time shifting)? 3. Será que o aumento do ganho dos produtospromovidos provocou uma redução navenda de outros produtos (chamado canibalização)? 4. Será que todos os produtos da categoria da promoção evidenciaram um ganho tendoem consideração os períodos antes, durante e depois da promoção (chamadomarketgrowth)?

Base de Dados II - Data Warehouse Teresa Gouveia

Instituto Politécnico da Guarda – Escola Superior de Tecnologias e Gestão da Guarda

5.Quais as promoções que deram lucros, tendo em consideração todos os fatores envolvidos? 6. Quais são os produtos que mais se vendem? 7. Quais são os melhores clientes? 8. Onde estão esses clientes (localização)? 9. Quais os produtos que não se vendem ou que se estão a vender pouco? 10. Quais os produtos em que há mais lucro em valor absoluto e relativo (i.e., em percentagem)? 11. Quais são osmelhores canais de venda para cada tipo de produto? 12. Como evoluem as vendas no tempo? Há efeitos sazonais no negócio? 13. Quantos clientes perdeu a empresa no último ano, assumindo que um cliente que não faz encomendas há mais de seis meses é um cliente potencialmente perdido (o último ano deve ser definido a partir da data dos últimos dados disponíveis)? 14. Quais os clientes que mais compram(i.e., como se tipificam)?

Base de Dados II - Data Warehouse Teresa Gouveia

Instituto Politécnico da Guarda – Escola Superior de Tecnologias e Gestão da Guarda

Mapa de Gantt
Mar 2012 Abr 2012 1-4 8-4 15-4 22-4 29-4 6-5 Mai 2012 13-5 20-5 27-5 Jun 2012 3-6

ID

Task Name Definição do Produto. Plano geral do projecto Esquema da Data Warehouse, incluindo a alteração à BD operacional...
tracking img