Data warehoute

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5013 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TEORIA GERAL DE SISTEMAS

DATA WAREHOUSE

Bruno Oliveira
21180003
José de Assis Barbosa Neto
21180028
Roberto Fernandes de Menezes
21180055
Vitor Paulo dos Santos
21180053
Welton Ferro de Melo
21180026

Data Warehouse
Com o advento da globalização, a competitividade entre as empresas no mundo dos negócios vem aumentando intensamente nos últimos anos. As empresas contemporâneas,cientes da necessidade de adaptação a este cenário, têm investido na captação, armazenamento, tratamento e aplicação da informação como diferencial estratégico e competitivo na condução dos negócios. Recursos da área da Tecnologia da Informação têm sido fundamentais neste processo. Em particular, muitos sistemas de informação vêm sendo desenvolvidos e utilizados em diversas aplicações.
A maioriados sistemas de informação opera sobre bancos de dados chamados transacionais. Estes bancos de dados contêm informações detalhadas que permitem às empresas acompanhar e controlar processos operacionais. Por outro lado, existe uma demanda cada vez maior por sistemas de informação que auxiliem no processo de tomada de decisão. Gerentes e executivos necessitam de recursos computacionais que forneçamsubsídios para apoio ao processo decisório, sobretudo nos níveis tático e estratégico das empresas.
A tecnologia Data Warehouse (DW) surgiu em meio às dificuldades que as organizações passaram a sentir pela quantidade de dados que suas aplicações estavam gerando e à dificuldade de reunir estes dados de forma consolidada para uma análise mais eficiente. A ideia desta tecnologia é reunir em umúnico local somente os dados considerados úteis para as tomadas de decisão. Diante desta necessidade, empresas têm utilizado DW para auxiliar nos processos corporativos de tomada de decisão.
Conceitualmente, um DW é um conjunto de dados baseado em assuntos, integrado, não volátil, variável em relação ao tempo, e destinado a auxiliar em decisões de negócios. A orientação a assunto, aliada ao aspectode integração, permite reunir dados corporativos em um mesmo ambiente de forma a consolidar e apresentar informações sobre um determinado tema. Os dados são não voláteis, pois uma vez carregados no DW, estes não podem mais sofrer alterações. Cada conjunto de dados, ao ser carregado em um DW fica vinculado a um rótulo temporal que o identifica dentre os demais. Cada rótulo temporal fica associado,portanto, a uma visão instantânea e sumarizada dos dados operacionais que corresponde ao momento de carga do DW. Desta forma, na medida em que o DW vai sendo carregado com tais visões, pode-se realizar análises de tendências a partir dos dados.

Algumas características que regem o conceito de DW são:

Orientado por temas: Refere-se ao fato do Data Warehouse armazenar informações sobre temasespecíficos importantes para o negócio da empresa. Exemplos típicos de temas são: produtos, atividades, contas, clientes, etc. Em contrapartida, o ambiente operacional é organizado por aplicações funcionais. Por exemplo, em uma organização bancária, estas aplicações incluem empréstimos, investimentos e seguros.
Integrado: Refere-se à consistência de nomes, das unidades das variáveis, etc, nosentido de que os dados foram transformados até um estado uniforme. Por exemplo, considere-se sexo como um elemento de dado. Uma aplicação pode codificar sexo como M/F, outra como 1/0 e uma terceira como H/M. Conforme os dados são inseridos para o Data Warehouse, eles são convertidos para um estado uniforme, ou seja, sexo é codificado apenas de uma forma. Da mesma maneira, se um elemento de dado émedido em centímetros em uma aplicação, em polegadas em outra, ele será convertido para uma representação única ao ser colocado no ata Warehouse.
Variante no tempo: refere-se ao fato do dado em um Data Warehouse referir-se a algum momento específico, significando que ele não é atualizável, enquanto que o dado de produção é atualizado de acordo com mudanças de estado do objeto em questão,...
tracking img