Data center

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1166 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
DATA CENTER
1.Estrutura Física
A estrutura física contempla os quesitos de engenharia e arquitetura da construção do prédio. Devem-se levar em consideração os seguintes pontos: assoalho, teto e paredes.
 
A forma ideal de assoalho a ser utilizado é o piso elevado, pois vem a facilitar:
* A passagem de cabos de dados e de energia elétrica;
* A distribuição das linhas de comunicação;* A remoção rápida, caso necessário;
* Pode servir como meio para a instalação de dispositivos contra incêndio;
* E pode funcionar como Plenum de insuflamento de ar condicionado
A localização do Datacenter deve ser planejada para que as possibilidades de riscos sejam as menores, para tal CARUSO & STEFFEN (2006) afirmam que o edifício, que deve abrigar apenas o Datacenter, sejaconstruído em uma área exclusiva, acima do nível do solo e com as instalações mais sensíveis no centro, tendo as áreas de apoio na periferia, seguindo o conceito de camadas concêntricas de segurança.
O edifício não deve ser identificado a fim de dificultar a sua localização por curiosos, somente aqueles que precisarem acessá-lo devem saber a sua localização. (NBR ISO/IEC 17799, 2005). Do ponto devista interno, a área de operação deve estar em um local separado da área onde estão os equipamentos de processamento de dados. No caso de uma visita, esta primeira sala seria a única a ser mostrada aos visitantes.
.

2. Energia elétrica
A energia elétrica fornecida ao Datacenter é um dos pontos mais críticos, ela deve ser ininterrupta e limpa, portanto recomenda-se que toda alimentaçãoseja fornecida por um sistema de no-break [10] e, posteriormente, dependendo da disponibilidade acordada com os clientes, pode se tornar imprescindível a utilização de geradores a óleo CARUSO & STEFFEN (2006). Além de fornecer energia estabilizada [11], este conjunto (no-breaks e geradores) atua também como fonte alternativa de energia.
 
O sistema elétrico deve ser dimensionado para suportar50% a mais da carga máxima a ser utilizada, devido aos picos de demanda, vislumbrando-se sempre a possibilidade de expansões futuras.
 
O cabo de entrada de energia proveniente da concessionária deve ser duplicado na subestação, de forma que haja um barramento alternativo de entrada de energia. Este mesmo barramento poderá ser conectado à fonte de energia redundante, no caso um gerador a óleo,obtendo-se assim uma fonte alternativa de acionamento imediato caso a primeira falhe.
 
Todo o sistema deve contar com um aterramento [12] eficaz, o mais indicado é o aterramento em malha com o uso de várias barras de cobre. Isto evita o risco de choques acidentais aos operadores e também a perda de informações em mídias magnéticas ou ópticas.

3. Cabeamento
A norma NBR ISO/IEC 17799:2005faz algumas recomendações a respeito da instalação e manutenção do cabeamento utilizado no Datacenter, seja este de dados ou de energia, deve sempre garantir a segurança do serviço em questão.
 
“Convém que o cabeamento de energia e de telecomunicações que transporta dados ou dá suporte aos serviços de informações seja protegido contra interceptação ou danos.” (NBR ISO/IEC 17799, 2005, p.34). 
A separação dos cabos de dados e de energia é uma medida contra a interferência que pode ocorrer devido aos campos eletromagnéticos que corrente elétrica gera. Alguns outros pontos podem ser levantados em conformidade com a norma supracitada:
* As linhas de transmissão quem entram nas instalações de processamento da informação sejam subterrâneas, sempre que possível, ou recebam uma proteçãoalternativa adequada;
* O cabeamento de redes seja protegido contra interceptações, evitando trajetos que passem por vias públicas;
* Nos cabos e nos equipamentos sejam utilizadas marcações claramente identificáveis, a fim de minimizar erros no manuseio;
* Seja utilizada uma lista de documentação das conexões para reduzir a possibilidade de erros;
* Utilização de blindagem...
tracking img