Das trevas para a luz

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1140 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SERMÃO DE PROVA
Texto: Efésios 4.17-24

PLANO DE VÔO
ICT:
TESE:
P.B: DEVOCIONAL
P.E:

Introdução: História de alguém que andou em trevas e agora vive na luz.
Elucidação:
“Gentios” – esta palavra significa neste contexto “pagãos”, isto é gentios não regenerados. Paulo usa essa metáfora do ato de andar a fim de expressar uma conduta habitual de vida. Ele escreve por que os gentiosincrédulos caracterizavam-se por pecados grosseiros e vergonhosos, que chocavam os judeus ou a consciência cristã iluminada.

Tema: Como o cristão deve andar?
F.T: O andar do cristão deve ser:

1. Diferente dos gentios (VS. 17-19)

2.1 Pois andam na vaidade dos próprios pensamentos (V.17)
A palavra “vaidade” neste contexto significa: Falta de propósito, vazio, futilidade. Os gentiosnão possuem a iluminação espiritual dada pelo Espírito Santo, e ficam reduzidos a mentalidade de homens decaídos totalmente alienados de Deus.
Segundo João Calvino, “A condição miserável e chocante dos outros gentios, vos incita a uma mudança de disposição. Ele diz que a intenção de Paulo é diferenciar os crentes dos descrentes e salientar as causa dessas diferenças”.
Meus queridos irmãos, assimcomo há uma vida cristã típica, assim também há uma vida pagã típica. Se estas vidas forem leais aos seus próprios princípios estarão fundamentalmente opostas uma à outra. Os leitores dessa carta sabiam o que Paulo dizia, pois eles mesmos haviam sido pagãos, e ainda viviam em um ambiente pagão. Não mais, porém deveriam viver assim (como pagãos) ainda que todos ao redor continuassem a andar comoandam os gentios. Outrora tinham sido pagãos e, portanto, tinham vivido como pagãos, porém agora eram cristãos, e deveriam viver como cristãos. Tornaram-se agora pessoas diferentes; deve comportar-se de modo diferente. A sua nova posição na nova sociedade de Deus envolvia novos padrões, e sua vida nova em Cristo, um novo estilo de vida.

2.2 Pois andam obscurecidos de entendimento (V.18 a)A palavra “obscurecidos” vem do grego “skotizo”, que significa: ser coberto de trevas, ser escurecido. Os gentios estavam em trevas quanto ao entendimento.
Este entendimento, segundo Champlim, “refere-se, a faculdade da razão, o entendimento normal, que é uma doação de Deus a todos os homens, o que lhes poderia conferir alguma luz sobre as realidades espirituais, estava obscurecido.”
A palavratrevas, neste caso, fala sobre a alienação de Deus , no caso dos gentios, pois Deus é luz (João 3.19,20). As trevas aludem a permanência na escuridão, a participação em coisas depravadas, tudo o que é contrario a retidão de Deus.
2.3 Pois andam alheios a vida de Deus (18 b)
2.4 Pois são insensíveis (V.19)
A palavra que Paulo usa para a petrificação dos corações é terrível:“porosis” que vem de “poros”, que originariamente designava uma pedra mais dura que o mármore.
Segundo Barclay, esta palavra chegou a ter certas aplicações médicas. Era aplicada ao endurecimento das articulações que paralisa inteiramente os movimentos. Também ao calo que se forma na juntura de um osso quebrado, calo este que é mais duro que o próprio osso. Finalmente o termo chegou a significar a perdade toda a capacidade sensitiva.
Paulo diz que a vida dos pagãos é semelhante a isto; é uma vida tão endurecida que perdeu toda a capacidade de sentimento.
O horrível do pecado é o seu efeito petrificador. O processo do pecado pode ser discernido muito bem. Ninguém se faz um grande pecador em um momento. Em princípio se olha o pecado com temor e horror; quando se peca o coração é invadido porum grande remorso e pesar. Mas quando se continua pecando, chega um momento em que se desaparece toda a sensibilidade: pode se cometer as coisas mais vergonhosas sem o mínimo reparo. A consciência chega a petrificar-se. Paulo enuncia a grande acusação de que a vida pagã petrifica de tal forma a consciência do homem, que acaba com todos os sentimentos. Mas prosseguindo neste versículo, Paulo...
tracking img