Das transformações no campo às da sociologia rural

Páginas: 8 (1789 palavras) Publicado: 4 de novembro de 2011
Das transformações no campo às da Sociologia Rural
Se outrora as paisagens do “rural” e do “urbano” estavam nitidamente separadas geográfica, econômica e culturalmente, com o recrudescimento do processo de industrialização e expansão dos centros urbanos (e, obviamente, com a disseminação de uma cultura urbana do ponto de vista das necessidades materiais) houve uma interposição desses doisuniversos.
Consequentemente, houve também uma descaracterização do tipo ideal da vida e da sociedade rurais. Dessa forma, considerando-se a Sociologia Geral como a ciência que se dedica à compreensão dos fenômenos sociais frutos das relações humanas – entre os homens e destes com o meio – erigidas numa determinada sociedade e, que a Sociologia Rural se debruçaria sob os fenômenos sociais intrínsecos aocampo, como esta última, enquanto perspectiva sociológica, teria sobrevivido às mudanças de seu objeto de estudo? Em outras palavras, teria a Sociologia Rural desaparecido diante do desbotamento da especificidade do mundo rural?
A Sociologia Rural, como a Sociologia Geral, nasceu de um momento de crise, com a preocupação de ter como problema sociológico fenômenos sociais do campo e, maisprecisamente, problemas sociais, como êxodo rural, mudanças nas relações de trabalho, e a disseminação de uma cultura citadina, urbana. O caráter dessas mudanças é indiscutível, e está no bojo dos acontecimentos que fundamentaram o recrudescimento do processo capitalista de produção.
Entre uma produção propriamente teórica com a preocupação de apenas produzir e acumular conhecimento, e uma outra,pautada por um engajamento, enquanto pesquisa aplicada para ações efetivas, é possível afirmar ter prevalecido esta última na gênese da Sociologia Rural. Saber as condições precárias da vida do homem do campo e, de uma certa forma, todas as outras influências do ponto de vista cultural desse indivíduo, foi o que parece ter motivado trabalhos como o de Antonio Candido, em Os parceiros do Rio Bonito, e detantos outros. A Sociologia Rural, dessa forma, teria nascido por necessidade e assim incorporaria um caráter utilitarista, no sentido da apologia à reforma social para melhorar as condições de vida do homem do campo. No entanto, Aldo Solari (1979) afirma que tal pretensão seria errônea, cabendo à Sociologia apenas a interpretação dos fatos, assumindo um possível caráter enquanto ponto de apoiopara as políticas públicas no âmbito do rural. A despeito de sua louvável preocupação em promover melhorias, a Sociologia Rural (como a Geral) deveria ter por “[...] objeto observar os fatos, descobrir leis, interpretar suas causas, explicá-las; ela se ocupa daquilo que os fatos são, e não do que deveriam ser” (SOLARI, 1979, p. 4).

Se, enquanto ciência, a Sociologia Rural surgiu em um momento demudança com as transformações ocorridas no campo, isso significa que sua gênese está na imbricação desses dois universos, do rural e do urbano. No entanto, segundo Solari (1979), mais do que uma dicotomia entre rural e urbano, o que existiria seria um “contínuo”, uma escala gradativa, haja vista as diferenças apontadas entre tais categorias (rural e urbano) não serem válidas permanentemente,podendo mudar de uma sociedade para outra. Em outras palavras, aquelas “diferenças fundamentais entre o mundo rural e o urbano”, apontadas por outros autores como Sorokin, Zimerman e Galpin (1981), não dariam conta de explicar possíveis faixas transitórias, uma vez que estas não apresentariam na totalidade nem características exclusivamente rurais, nem exclusivamente urbanas. Seria preciso consideraro grau de desenvolvimento dos centros urbanos para pensar o rural, o qual poderá ser mais ou menos urbanizado.
Assim, o momento de crise no âmbito do campo refere-se ao início dessa sobreposição entre o urbano e o rural e, dessa forma, considerando que essas transformações não ocorreram (e nem ocorrem) de maneira homogênea, surgem diferentes graus dessa mesma sobreposição, ora mais acentuada,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • a sociologia rural e o paradigma da fome no campo
  • transformacoes no campo
  • Sociologia Rural
  • Sociologia Rural
  • Sociologia rural
  • sociologia rural
  • Sociologia rural
  • Sociologia rural

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!