DAS LEMBRANÇAS À RECONSTRUÇÃO: OS CARTÕES POSTAIS E AS TRANSFORMAÇÕES URBANAS DO RIO DE JANEIRO NA VIRADA DO SÉCULO XIX PARA O XX

780 palavras 4 páginas
INTRODUÇÃO
O primeiro cartão postal produzido no Brasil data do ano de 1880, conhecido como bilhete postal, à imagem retratava apenas um simples desenho. Em 1891, é utilizada pela primeira vez a fotografia como imagem do bilhete postal, “o que introduziu um caráter artístico a este produto e facilitou a rápida expansão de seu uso pelo mundo, permitindo a fixação e divulgação do ambiente onde o homem vivia” . Credita-se ao austríaco Emmanuel Hermann a criação do primeiro postal.
Essa pesquisa busca analisar o papel do cartão-postal como um elemento de representação de uma realidade social que construia uma “nova imagem” para a cidade do Rio de Janeiro no período da virada dos séculos XIX para o XX. Através das fontes observadas poderemos traçar um panorama de como as imagens da capital federal em reforma se tornou um objeto propagandístico para divulgar o crescimento e a nova realidade republicana do país.
A monografia buscará percorrer, no primeiro capítulo, a trajetória do cartão postal, sua primeira aparição, onde e como surgiu, até chegar ao Brasil no final do século XIX. Segundo Berger, no Brasil, os primeiros decênios do século XX correspondem à Idade de Ouro do Cartão-postal e a Belle Époque da cidade, ou seja, o Rio de Janeiro de Pereira Passos estava exatamente no momento auge da procura dos cartões-postais . Percorrendo esse caminho será possível identificar nos primeiros exemplares dos bilhetes postais, como a cidade do Rio de Janeiro foi evoluindo tanto em sua estrutura urbana, quanto em sua paisagem natural.
Os cartões-postais caracterizam-se por: “Tudo nele está gravado: a cidade de outrora, a paisagem destruída, o espírito de sociedade, as ideias de beleza [...] os meios materiais da vida, as artes e as ciências; o indivíduo e a multidão, os costumes típicos, a realidade e o sonho [...] e gravado continuará para que, no tempo, que há de vir, outros possam apreciar o que o cartão guarda por testemunho e revela como manifestação artística” •.

Relacionados