Darwinismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2584 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1- Introdução
Darwin era um médico sem vocação, filho de uma família abastada e com enorme interesse na natureza. Tendo por esse motivo feito uma viagem de cinco anos em um navio cartográfico Beagle, aos 22 anos. No início da sua longa viagem, Darwin acreditava que todas as plantas e animais tinham sido criados por Deus tal como se encontravam, mas os dados que recolheu permitiram-lhe questionaras suas crenças até a altura.
Darwin sofreu várias influências, as quais permitiram a criação da sua teoria sobre a evolução dos organismos:
* Charles Lyell, devido à sua lei do uniformismo e à idade da Terra, terá mostrado a Darwin que o mundo vivo poderia ter tido tempo para sofrer alterações muito graduais. Igualmente, devido a essa mesma lei, a falta de fósseis não mais poderia serargumento contra a evolução
* Diversidade dos organismos de zona para zona e dentro da mesma espécie, embora pudessem ser notadas semelhanças, talvez devido a uma origem comum. Esta diversidade parecia relacionada com variações ambientais. Tal fato tornou-se aparente na sua viagem às Galápagos; 
* Seleção artificial, um aspecto do qual Darwin tinha experiência pessoal, devido a ser um criadorde pombos conceituado. A escolha de certos cruzamentos leva a que características dos descendentes sejam muito diferentes, das dos seus ancestrais, o que considerou poder ser uma pista para o modo como a natureza atuava (seleção natural, por oposição á seleção artificial, devida ao Homem);  
*  Thomas Malthus, no seu trabalho Essai sur la population, considerou que a população humana crescemuito mais rapidamente que os meios de subsistência, pois a população cresce geometricamente e os alimentos crescem aritmeticamente. Deste modo, a Terra estaria rapidamente super povoada, pois a sua população duplicaria a cada 25 anos e os homens sofreriam a ação da seleção natural (fome, doenças, miséria, desemprego, etc.), que eliminaria as famílias pobres e de poucos recursos, os indivíduos declasse baixa, de modo geral. Darwin, abstraindo-se dos conceitos racistas e de classes implícitos na teoria de Malthus, transpô-la para as populações naturais, onde existiria uma “luta pela vida”: um ambiente finito, com recursos finitos, não pode sustentar um número infinito de indivíduos.

2 – Teorias de Darwin
A teoria de Darwin considera que o ambiente faz uma escolha dos indivíduos, tal comoo Homem faz na domesticação. Saliente-se, ainda, o fato que Darwin considerava possível a herança dos caracteres adquiridos, tal como Lamarck. No entanto, para Darwin as forças responsáveis pela variação e pela seleção são diferentes: a variação ocorre ao acaso, sem qualquer orientação evolutiva, enquanto a seleção muda a população conferindo maior êxito reprodutivo às variantes vantajosas.
Ovigor, a força, a duração da vida de um dado indivíduo apenas são significativos em termos da população na medida em que podem afetar o número de descendentes que lhe sobrevivem.
O ser mais apto é deste modo, um conceito relativo (uma característica pode não ser favorável, mas ter pouco significado no conjunto de muitas outras características favoráveis que constituem o genoma do indivíduo) etemporal (uma característica favorável num dado momento pode ser altamente desfavorável noutro, como o exemplo das borboletas Biston betularia bem o demonstra).
Existem dois tipos principais de seleção: a seleção artificial e a seleção natural.
A seleção artificial, como o nome indica, é devida á intervenção humana nos ecossistemas e na reprodução dos organismos, sejam eles animais ou vegetais. Opapel do Homem corresponde ao da competição e da luta pela sobrevivência na natureza, “escolhendo” os indivíduos que sobrevivem e os que são eliminados. Deste modo, controlando os indivíduos que se reproduzem, condiciona-se o patrimônio genético das gerações futuras, bem como a sua evolução.
A seleção natural é definida como um conjunto de forças ambientais que atuam nas populações, tanto no...
tracking img