Darwin

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1217 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de outubro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O darwinismo, como ficou conhecida a teoria evolucionista de Darwin, pode ser resumidamente enunciado em três conclusões, apoiadas em quatro observações:
Observação I - As populações naturais de todas as espécies tendem a crescer rapidamente, pois o p0tencial reprodutivo dos seres vivos e muito grande e. Isso pode ser verificado, por exemplo, quando se criam determinadas espécies em cativeiro;ao garantir condições ambientais favoráveis ao desenvolvimento, sempre se observa a elevada capacidade reprodutiva inerente as populações biológicas.
Observação 2 - 0 tamanho das populações naturas, a despeito de seu enorme potencial de crescimento, mantém-se relativamente constante ao longo do tempo, sendo limitado pelo ambiente (disponibilidade de alimento e de locais de procriação, presença deinimigos naturais e de parasitas etc.).
Conclusão I - A cada geração morre grande numero de indivíduos, muitos deles sem deixar descendentes.
Observação 3 - Os indivíduos de uma população diferem quanto a diversas características, inclusive aquelas que influem na capacidade de explorar com sucesso os recursos naturais e de deixar descendentes.
Conclusão 2 - Os indivíduos que sobrevivem e sereproduzir, a cada geração, são preferencialmente os que apresentam determinadas características relacionadas com a adaptação as condições ambientais Essa conclusão resume o conceito darwinista de seleção natural, ou sobrevivência dos mais aptos.
Observação 4 - Grande parte das características apresentadas por uma geração é herdada dos pais. Conclusão 3 - Uma vez que, a cada geração, sobrevivem Osmais aptos, eles tendem a transmitir aos descendentes as características relacionadas a essa maior aptidão ira sobreviver, isto é, essa maior adaptação. Em outras palavras, a seleção natural favorece, ao longo das gerações sucessivas, a permanência e o aprimoramento de características relacionadas a adaptação. Os princípios fundamentais da teoria evolucionista de Darwin tem sido confirmados pelaciência contemporânea e ampliados pelas modernas descobertas cientificas, servindo de base para a elaboração da teoria evolucionista atualmente aceita, que será estudada no próximo capitulo.
A viagem de Darwin ao redor do mundo
Muitas das observações que levaram Charles Darwin a elaborar a teoria evolucionista ocorreram durante sua viagem ao redor do mundo, como naturalista do navio inglês H. S. S.Beagle. Durante os 5 anos que durou a viagem, iniciada em 1831, Darwin visitou diversos locais da América do Sul (inclusive o Brasil) e da Austrália, além de vários arquipélagos tropicais.
Durante a viagem do Beagle, Darwin fez escavações na Patagônia, onde encontrou fósseis de mamíferos já extintos, entre eles o de um animal de grande tamanho, com organização esquelética muito semelhante a dostatus que hoje habitam o continente sul-americano.
.Em Galápagos, um arquipélago formado por ilhas pequenas e áridas situadas no Oceano Pacifica a cerca de 800 km da costa do Equador, Darwin encoifou uma fauna e uma flora que variavam ligeiramente de- ilha para ilha e diferiam bastante das encontradas no continente sul-americano. A natureza peculiar desses habitantes de Galápagos causou forteimpressão ao naturalismo inglês, desencadeando reflexões que levaram a suas ideias sobre a evolução da vida.
Darwin so se convenceu realmente da evolução biológica vários meses após regressar de sua viagem, por volta de 1837. So então ele pôde compreender o significado de suas observações em Galápagos e em outros locais, ao rever suas anotações e submeter o material coletado na viagem a diversosespecialistas.
Uma pergunta básica que Darwin fazia era: se animais e plantas tinham sido criados tal e qual se apresentam hoje, porque espécies distintas, mas nitidamente semelhantes, como pássaros e tartarugas de Galápagos, foram colocadas pelo Criador em ilhas próximas, e não distribuídas homogeneamente pelo mundo? Por que ilhas com clima e condições físicas semelhantes, distantes entre si...
tracking img