Darwin e a evolução em 90 minutos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1057 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de maio de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
AGES
FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

NEIDEJANY DE ASSUNÇÃO DO SACRAMENTO

FICHAMENTO:
DARWIN E A EVOLUÇÃO EM 90 MINUTOS

Trabalho apresentado no curso de Ciências Biológicas da Faculdade Ages como um dos pré-requisitos para a obtenção da nota parcial da disciplina de Biologia Celular e Molecular no 1° período, sob a orientação do professorFrederico.

Paripiranga
Abril de 2013

RESUMO

Charles Robert Darwin nasceu em 12 de fevereiro de 1809, em Shrewsbury, na Inglaterra. Ele descendia de uma família com várias personalidades. Uma delas foi seu avô paterno, Erasmus Darwin, que teria esboçado de forma poética a primeira explanação sobre evolução. Outra foi o físico Francis Galton, que criou a eugenia, estudo científico quepropunha o melhoramento genético da raça humana. Já seu pai foi um médico, com pretensões medíocres, que atendia a pacientes ricos e logo fez fortuna na repressora era vitoriana. A educação de Darwin ficou a cargo principalmente das irmãs mais velhas, até porque sua mãe morreu quando ele tinha somente oito anos de idade.
Ele descobriu o que é a evolução e como ela funciona. Com isso, Charles Darwin fezuma revolução que ainda hoje produz reações daqueles que não aceitam ser a humanidade apenas mais um degrau no processo evolutivo de sobrevivência e seleção natural. A ideia de que o homem descende do macaco foi a mais ousada já produzida pela ciência.
Darwin guardou em segredo seus pensamentos sobre a evolução durante décadas. O mundo em que vivia no século 19 não estava preparado para ouvir umaversão científica que destruía os principais alicerces da teoria da criação.

STRATHERN Paul, DARWIN E A EVOLUÇÃO em 90 minutos, Rio de Janeiro:
Jorge Zahar Ed., 2001.
Capítulo 1: Sobrevivência do menos apto

1° citação
“Darwin começara a viagem como ortodoxo cristão, mas sua crença havia sido abalada por suas experiências científicas.” (pg.20)

* Parecer
Em 1831, Darwin fez aviagem que mudaria o rumo de sua vida. Acompanhado do capitão Robert FitzRoy, ele saiu em uma expedição de dois anos que deveria mapear a costa da América do Sul, a bordo do barco inglês H.M.S. Beagle. A sua viagem a bordo do Beagle – que de dois passou para cinco anos, revolucionou os seus conhecimentos teológicos e que fez com que Darwin refletisse, pesquisasse e teorizasse conhecimentos científicose evolutivos.

2° citação
“Havia algo excepcionalmente forte em Darwin — apesar de ele ser o último a reconhecê-lo. Sua personalidade despretensiosa atuava à parte da força poderosa que impulsionava sua mente. Mesmo a hipocondria decorrente do excesso de cuidados era simplesmente esquecida quando se tratava de suas atividades científicas.” (pg.21)

* Parecer
Darwin estava em um momentode descoberta, eram muitas informações novas e contraditórias ao que ele já havia aprendido. Mas em meio a tantos conflitos internos ele ainda tinha uma personalidade forte, sendo este o impulso necessário para continuar suas pesquisas e comprovar cientificamente suas descobertas. Até mesmo sua doença não era motivo suficiente para fazer com que ele desviasse sua atenção dos seus estudosininterruptos.

3° citação
“Suas idéias sobre seleção sexual também carregam a marca de sua origem inferior.” (pg.46)

* Parecer
Além de sua tão conhecida teoria da seleção natural, Darwin também tinha a teoria da seleção sexual, onde ele defendia que a fêmea escolhe "não o macho que acha mais atraente, mas o
que é menos desagradável". Essa teoria não foi tão aceita a princípio, pois ele nãohavia feito um estudo minucioso a respeito do assunto, ele apenas tinha analisado uma espécie, sendo esta a sua mulher.

4° citação
“O conceito de evolução de Darwin como uma luta intra-espécies também descartou claramente uma das mais convincentes teorias opostas, a do Argumento Teleológico.” (pg.31)

* Parecer
A tese de Darwin abalou os alicerces que existiam na sociedade da época,...
tracking img