Darwin e sua teoria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (713 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de novembro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
Os filmes são capazes de nos fazer viver histórias fantásticas. Então, por que não fazer nossos alunos compreenderem o que realmente ocorreu por trás da publicação da teoria da evolução proposta porDarwin através de um grande filme?

Muito se fala a respeito da teoria da evolução, mas pouco se comenta acerca dos conflitos vividos por Darwin antes da publicação de sua teoria. Esperamos que,conhecendo mais sobre a vida desse grande pesquisador, os alunos sintam-se mais estimulados a conhecer suas ideias.

O filme proposto é “O Desafio de Darwin” (Darwin’s Darkest Hour), de 2009, dirigidopor John Bradshaw, que traz em seu elenco Henry Ian Cusick, como Charles Darwin, e Frances O’Connor, como Emma Darwin. Nesse filme, é possível conhecer todo o drama vivido por Darwin antes de publicarseu livro.

Darwin vivia um grande dilema, uma vez que sua publicação poderia ser alvo de grandes críticas da igreja. Seu grande trabalho refletiu até mesmo em sua vida pessoal com Emma, suaesposa, que era uma cristã fervorosa. Apesar da grandiosidade de sua obra, Darwin hesitava em sua publicação, temendo todos os conflitos que poderiam vir à tona. Somente após uma carta de Wallace, quepossuía ideias semelhantes às suas, Darwin seguiu adiante com sua publicação.

Esse filme mostra-nos a dura vida pessoal de Darwin e leva-nos além dos livros de ciências e biologia. Uma ótima opção paravocê que busca uma maneira diferente de despertar o interesse de seus alunos!
A Teoria sintética da evolução ou Neodarwinismo foi formulada por vários pesquisadores durante anos de estudos, tomandocomo essência as noções de Darwin sobre a seleção natural e incorporando noções atuais de genética. A mais importante contribuição individual da Genética, extraída dos trabalhos de Mendel, substituiu oconceito antigo de herança através da mistura de sangue pelo conceito de herança através de partículas: os genes. A teoria sintética considera, conforme Darwin já havia feito, a população como...
tracking img