Darwin's nightmare (o pesadelo de darwin)

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1265 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Título original: Darwin's Nightmare (O Pesadelo de Darwin)

O Pesadelo de Darwin é um documentário realizado pelo austríaco Hubert Sauper em 1996 que foi premiado numa série de festivais. O documentário denúncia a globalização a partir da história de um peixe cujos filetes vêm para a Europa, enquanto as carcaças podres são disputadas pelos miseráveis que o pescam em África.
O cineastadispôs-se a filmar a vida dos habitantes das margens do Lago Vitória, na Tanzânia. Mostra a estreita ligação entre a fome e a guerra, entre a pobreza e a exploração capitalista dos recursos naturais de um continente tão rico como a África, berço da humanidade.
Esta região é conhecida pela sua vida selvagem única, os seus vulcões cheios de neve e os seus parques nacionais. E ao mesmo tempo é o "coração dastrevas". As guerras civis que assolam este local têm origem numa espécie de esquecimento moral. Elas são, de longe, os conflitos mais mortíferos desde a Segunda Guerra Mundial.
A miséria, a fome e a AIDS são males comuns para quem vive nesta região do mundo. Muitas crianças que a AIDS deixa órfãs passam a viver nas ruas, para esquecer sua perda, para fugir de condições de vida agressivas ouopressivas, para procurar trabalho, ou ainda para buscar sua própria independência. No entanto, ao abandonar seus lares, elas começam a enfrentar também o ambiente das ruas, onde geralmente prevalece a violência, exploração, crime, drogas, fome e doenças. Suas condições débeis de vida e seus problemas econômicos tornam estas crianças vítimas do trabalho sexual, abuso sexual e físico, pornografia,trabalho escravo e outras formas de exploração.
A enorme riqueza piscícola do lago Vitória é explorada pela mão-de-obra local, mal paga, ao serviço de empresas estrangeiras que exportam filetes de peixe, sobretudo para a Europa. Para a alimentação dos habitantes locais restam as cabeças de peixe e pouco mais.
Os pescadores vêm de sítios muito distantes do lago, eram camponeses e deixaram os seuscampos porque queriam ganhar dólares. Acham que a perca do Nilo é uma coisa boa porque agora ganham dólares. Mas não sabem que 90 por cento de entre eles estão infectados com HIV, esqueceram-se que deixaram para trás oito crianças, e que o campo que tinham antes já não é cultivado, e que a Unicef tem que alimentar os filhos deles porque eles foram ganhar dólares. Os donos das fábricas não sabem comovivem os pescadores. Há um total desfasamento de conhecimentos. E uma absoluta relação de todos os seres humanos com os dólares. Esta globalização faz com que estejamos todos ligados, mas não saibamos nada uns dos outros.
Esta lucrativa indústria nasceu depois de um predador voraz, a perca do Nilo, ter sido introduzido no maior lago tropical do mundo, nos anos 60, como experiência científica.A introdução desta especie no Lago Victoria é um dos exemplos mais citados de efeitos nocivos que espécies invasoras podem causar aos ecossistemas.
Em 1954, a perca-do-Nilo foi introduzida nas águas do Lago Victoria, a 2ª maior reserva de agua doce do mundo, visando reverter o drástico declínio da população de peixes autóctones, em decorrência da sobrepesca. A perca se adaptou perfeitamente aonovo habitat, em detrimento das espécies locais.
Em 1977 as capturas de ciclídeos representavam 32% da pesca (em massa), e as de perca-do-nilo apenas 1%. Seis anos depois, as capturas de percas-do-Nilo eram cerca de 68%, frente a 1% de ciclídeos.
A perca contribuiu para a o desaparecimento da biodiversidade do lago, com a extinção de mais de 200 espécies endémicas de peixes, em razão da depredaçãoe da competição por alimentos. Dentre as espécies autóctones, o lago abrigava sobretudo uma grande quantidade de espécies de ciclídeos, fruto da diversificação explosiva ocorrida há cerca de 12 000 anos.
Os peixes capturados eram secados em fogueiras; o corte de mais árvores deu lugar à posterior erosão; os resíduos decorrentes contribuíram para aumentar os níveis de nutrientes das águas do...
tracking img