Darlan lula

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (839 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sexta-feira, 27 de Junho de 2008
Literatura de dois gumes


O aluno Frankie me pediu para comentar um pouco sobre Literatura de dois gumes, o ensaio do Antonio Candido (foto ao lado) produzidona década de 60. Vamos tentar, então, falar um pouco sobre o ensaio. Já no início de sua narrativa, o autor fala que ele não vê a literatura isolada dos aspectos históricos, ou seja, como um objetopuramente estético. Vejamos: vamos supor que nós lemos uma obra produzida no século XIX, um exemplo, Memórias de um sargento de milícias, outra obra cobrada no pism I desse ano. Se a pessoa entrar em umalivraria, pegar e comprar essa história porque achou-a interessante, vai ter contato com a obra em si, com seu enredo próprio, interno à obra, sem precisar de mediações exteriores, ou seja, semprecisar de entender o que se passou na época em que ela foi escrita. Tudo bem. Esse é um tipo de leitura possível. Agora, vendo pelo aspecto de análise do Antonio Candido, veremos a obra levando em contaos aspectos históricos que motivaram a escrita de Memórias de um sargento de milícias: as influências do autor Manuel Antonio de Almeida, como a sociedade carioca do século XIX se portava, etc. E, apartir daí, analisaremos a obra e veremos em suas personagens uma forma de refletirmos sobre a sociedade e aprofundarmos um pouco certas questões nacionais.
Pois bem, a partir desse entendimento daabordagem utilizada por Antonio Candido em suas reflexões sobre a literatura, devemos levar em conta que esse ensaio foi produzido para ser proferido em uma conferência, ou seja, ele teve um espaçoreduzido para fazer as suas reflexões e seus comentários. Por isso que ao final ele acha que foi limitado em suas abordagens.
No âmbito geral, Antonio Candido traça uma espécie de genealogia daliteratura no Brasil, como ela surgiu e quais as decorrências disso para a formação da nacionalidade brasileira. Como a cultura se formou no Brasil? Antes da chegada dos portugueses, no século XVI, havia uma...
tracking img