Darcy ribeiro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (327 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
DARCY RIBEIRO
BIOGRAFIA
Darcy Ribeiro nascido em 26 de outubro de 1922, em Montes Claros Minas Gerais, era um antropólogo, politico, educador e romancista, seus pais eram Reginaldo Ribeiro dosSantos e Josefina Augusta da Silveira.
Em 1946, diplomou-se em Ciências Sociais pela Escola de Sociologia e Politica de São Paulo, com especialização em Antropologia. Darcy Ribeiro foi o fundador doMuseu do Índio, que dirigiu ate 1947 e também ajudou na criação do Parque Indígena do Xingu.
Entre 1957 e 1961 foi diretor de estudos sociais do Centro Brasileiro de Pesquisas Educacionais do MEC, epresidente da Associação Brasileira de Antropologia. Darcy viveu em vários países da América Latina, conduzindo programas de reforma universitária, com base nas ideias que defendeu em A Universidadenecessária. No Uruguai foi professor de Antropologia da Universidade Oriental, no Chile e Peru foi assessor de presidentes. Nessa época escreveu também cinco volumes de estudos da Antropologia.
Em 1976retorna ao Brasil, voltando a dedicar ao estudo e a politica, que efetua um ótimo trabalho e consegue se eleger como senador da republica em 1990, e defende seus projetos sendo um deles, uma lei dostransplantes, invertendo as leis vigentes, tornando possível utilizar os órgãos dos mortos para salvar vida de vivos.
Entre 1992 e 1994, ficou encarregado de complementar as redes do CIEPs, para criarum no padrão de ensino médio, através dos Ginásios Públicos, e também de implantar e consolidar a nova Universidade Estadual do Norte Fluminense, com a ambição de ser uma Universidade do terceiromilênio.
Em 1996, inicia seu fim de carreira sem saber, entregando a Editora Companhia das Letras seus Diários Índios, que reproduziu as anotações que fez durante dois anos de estudos e convívio com osíndios Urubu-Kaapor. Ainda nesse ano, recebeu o premio Interamericano de Educação Andrés Bello, concedido pelo OEA.
E por fim acaba falecendo com 74 anos, por causa de um câncer em 17 de fevereiro...
tracking img