Darcy ribeiro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1045 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Darcy Ribeiro nasceu em Minas Gerais (Montes Claros, 26 de outubro de 1922), no centro do Brasil. Formou-se em Antropologia em São Paulo (1946) e dedicou seus primeiros anos de vida profissional ao estudo dos índios do Pantanal, do Brasil Central e da Amazônia (1946/1956). Neste período fundou o Museu do Índio e estabeleceu os princípios ecológicos da criação do Parque Indígena do Xingu. Escreveuuma vasta obra etnográfica e de defesa da causa indígena. Elaborou para a UNESCO um estudo do impacto da civilização sobre os grupos indígenas brasileiros no Século XX e colaborou com a Organização Internacional do Trabalho (1954) na preparação de um manual sobre os povos aborígenes de todo o mundo
Obras de Darcy Ribeiro
Culturas e Línguas Indígenas do Brasil (1957)
O Processo Civilizatório(1968)
Os Índios e a Civilização (1970)
Teoria do Brasil (1972)
Uira Sai à Procura de Deus (1974)
Maíra (1976)
O Dilema da América Latina (1978)
Ensaios Insólitos (1979)
O Mulo (1981)
Utopia Selvagem (1982)
Migo (1988)
O Povo Brasileiro, a Formação e o Sentido do Brasil (1995)
Confissões (1997), entre outros

O objetivo desta dissertação é analisar os diálogos e disputas travadas porDarcy Ribeiro para compreender a sua atuação como Senador. O trabalho foi baseado na compreensão de que as ações de Darcy Ribeiro estavam inseridas em um contexto sócio-histórico específico, concebido de modo ampliado e considerando aspectos como valores e temas em disputa na época. Inicialmente, foi construído um quadro de referência do contexto, abrangendo o período de 1990, ano da candidatura deDarcy Ribeiro ao Senado, até 1997, ano da sua morte. A partir desta interpretação, operou-se a análise do recorte do corpus empírico, compreendido por alguns discursos e apartes proferidos pelo Senador no Plenário, textos da Revista Carta – Falas, Reflexões, Memórias publicada pelo seu Gabinete, material de campanha eleitoral e artigos veiculados na imprensa. As ideias e projetos de Ribeiroanalisados na dissertação demonstram a atualidade e permanência de suas realizações. O trabalho foi um resgate inacabado sobre a atuação de Darcy Ribeiro no Senado Federal e necessita ser aprofundado. Do mesmo modo, a abordagem teórico-metodológica da presente dissertação, que aproxima o referencial da Hermenêutica da Profundidade ao Contextualismo Linguístico, precisa ser debatida e aperfeiçoada,restando como sugestão para estudos futuros.
Foi senador federal do partido PDT
Para Darcy, o Brasil não deu certo por causa de uma grave enfermidade nacional, que é a desigualdade social e a insensibilidade diante do sofrimento dos pobres. Insensibilidade essa da classe dominante, descendentes de senhores de escravos e indiferentes a seu destino. Darcy Ribeiro fez política movido por uma motivaçãoessencialmente ética. Para lutar contra essa desigualdade e indiferença. Aqui vemos a importância de conhecer as motivações de Darcy. Como espírito inquieto, jamais seria indiferente à desigualdade. Como apaixonado pelo gênero humano, explica seu engajamento político: "Jovem, ainda na universidade, me fiz estudante comunista, porque esse foi o modo que encontrei de me preocupar com o destinohumano, de me comover com o sofrimento de qualquer povo, em qualquer lugar da Terra".
Darcy entrou para a política quando viu o Presidente Getúlio Vargas suicidar-se, fugindo da campanha de desmoralização promovida pela imprensa e custeada pelos grupos mais ricos. Fez isso também para causar revolta nos grupos dominantes, pois se identificava com os trabalhadores. Acabou então por se definirsocialista no sentido trabalhista, lutando por melhor remuneração do trabalho, pela educação e para que o Estado cumprisse seus deveres de assistência às camadas carentes da população.
Por duas vezes ministro de estado, lutou por reformas sociais, dentre elas a reforma agrária. Entretanto, fracassou, e foi exilado por muitos anos, vivendo em diversos países do mundo. Dando início à sua pele de exilado...
tracking img