DARC Antonio da Luz Costa. Formatando o Megaestado: a cooperação sul-americana.

1327 palavras 6 páginas
Texto 07 – DARC Antonio da Luz Costa. Formatando o Megaestado: a cooperação sul-americana.

"A constituição da Republica Federativa do Brasil (1988) como ja mencionado, estabelece: A República Federativa do Brasil buscará a integração econômica, política, social e cultural dos povos da América Latina, visando à formação de uma comunidade latinoamericana de nações."

" Não é algo que ali está como o desejo de alguns, nem é uma letra morta. É o resultado evidente da consciência nacional."

Os mitos fundadores da América espanhola são os mesmos mitos fundadores da América portuguesa: O Mito do Eldorado, O Mito da Eterna Juventude e o Mito do Paraíso Encontrado. O imaginário coletivo dos latino-americanos os contempla, também, como a base da montagem de um futuro comum e grandioso. Esta busca é o nosso sonho. Nosso, também, como brasileiros."

"[...] A idéia de integração da américa latina não uma idéia nova.[...] esta idéia está presente no imaginário sul-americano, desde a sua concepção." " O mito da Eterna Juventude e o mito do Paraiso Redescoberto.

"[...] o sonho nos traz a dinâmica. E temos de fazer uso dela. Mas para isso temos de interpretá-la corretamente. E só o faremos se decifrarmos as raízes do nosso sonho, o cerne do nosso enigma. Temos para isto, antes de tudo, de nos situar. Temos de estabelecer a relação nós e eles. Quem somos nós, brasileiros?."

“Para tanto, antes de tudo temos de nos posicionar no tempo e no espaço que nos cerca: a)Somos um país continental, reflexo menor da base territorial do continente que nos abriga: a América do Sul; b)Temos o predomínio da região meridional do planeta, ou seja, somos a principal nação ao sul do Equador; c)Somos uma sociedade absorvente, onde os laços de nacionalidade são estabelecidos pela naturalidade, e, onde, a miscigenação é regra e onde, a discriminação é exceção; d)Constituímos a maior sociedade católica do mundo e ao mesmo tempo, somos tolerantes com as demais religiões;

Relacionados