DANÇA CONTEMPORÂNEA: PERCEPÇÃO, CONTRADIÇÃO E APROXIMAÇÃO

6088 palavras 25 páginas
DOI: 10.5216/rpp.v16i4.20245

DANÇA CONTEMPORÂNEA: PERCEPÇÃO,
CONTRADIÇÃO E APROXIMAÇÃO

Paulo Henrique Alves de Souza
Centro de Educação Profissional em Artes Basileu França, Goiânia, Goiás, Brasil

Resumo
O presente artigo tem como objetivo evidenciar qual a compreensão acerca da
Dança Contemporânea que pessoas que estão envolvidas em processo de formação na área das Artes possuem. Ele apresenta uma análise a partir de uma investigação de campo, descritiva e de cunho qualitativo. Os sujeitos pesquisados foram alunos de um curso técnico em Dança Contemporânea da cidade de Goiânia. Ainda que as discussões acerca do que seja um movimento contemporâneo de dança sejam bas­ tante amplas, tentamos a partir da análise de uma realidade, desvelar quais seriam os aspectos e características que pessoas envolvidas no processo de formação ar­ tística possuem a respeito de tal manifestação de dança. Alguns aspectos que foram encontrados se referem à multiplicidade, liberdade de criação, improvisação, pes­ quisa de movimento, compreensão crítica da realidade e rompimento com padrões estéticos. Palavras­chave: Estética. Compreensão. Dança.

Introdução

O

presente artigo tem como objetivo analisar as compreensões acerca da Dança Contemporânea que possuem os artistas da dança que estão se formando e que se formaram em um Curso Técnico em Dança Contemporânea. O enfoque desta pesquisa é uma análise específica de uma realidade e temos a pretensão de ampliar o conhe­ cimento a respeito do tema tratado, pois percebemos que o campo de conhecimento de que trata esta pesquisa é um fenômeno que ainda es­ tá em discussão e que possui uma característica fundamental, a multi­ plicidade de opiniões.
A Arte é um fazer humano e desde muito cedo podemos perceber a necessidade que o homem tem de se expressar. Durante o processo de

Pensar a Prática, Goiânia, v. 16, n. 4, p. 956­1270, out./dez. 2013

1014

DOI: 10.5216/rpp.v16i4.20245

transformação que

Relacionados