Dança com lobos – Shumanitutonka Ob Wachi Uma análise sobre os recursos linguísticos utilizados no filme, com relação à aquisição e aprendizagem de uma língua estrangeira

2912 palavras 12 páginas
Resumo:

Neste trabalho, será traçado um paralelo entre o filme “Dança com Lobos” e as diferentes teorias de aquisição e aprendizagem da linguagem. Para tanto, serão consideradas diversas hipóteses linguísticas que incidem sobre o processo de ensino e aprendizagem de uma língua estrangeira e como estas diferentes aplicações se apresentam na película.

1. Do filme:
O filme, dirigido e estrelado por Kevin Costner, narra a história de John J. Dunbar, um oficial de cavalaria, que viaja para um posto longínquo nas fronteiras estadunidenses durante o período da Guerra Civil Americana, onde estabelece amizade com um grupo de índios Lakota da etnia Sioux, passando a deixar de lado sua própria cultura para abraçar o estilo de vida dos Lakota, aprendendo seus costumes, tradições e linguagem.

2. Da relação entre os conceitos de aquisição e aprendizagem definidos por McLaughlin e outros linguistas:
Segundo alguns autores, o conceito de aprendizagem de uma L2 é diferente do conceito de aquisição. McLaughlin (1978) propôs o critério “idade” como o delimitador entre a aquisição de forma simultânea e a aquisição sucessiva de duas línguas. Para o autor, o indivíduo que aprende duas línguas antes dos 3 anos de idade está adquirindo ambas de forma simultânea ao passo em que o indivíduo que adquire uma L2 após esse tempo, a adquire de forma sucessiva. A distinção entre a aquisição e a aprendizagem se dá na medida em que a primeira se refere ao processo de assimilação de uma língua dentro do contexto social e interativo onde o indivíduo se insere dentro da comunidade falante, enquanto a segunda diz respeito exclusivamente ao aprendizado formal em um ambiente artificial, focado na forma, na regra e não na mensagem propriamente dita.
Deste modo, temos que o protagonista John J. Dunbar, inicialmente se encontra dentro de um ambiente de aprendizado (onde ele fazia contato apenas algumas vezes com a tribo Lakota), e isso se reflete em suas tentativas de comunicação: o personagem

Relacionados