Danos e impactos causados pela hidrelétrica de itaipu

INTRODUÇÃO
As hidréletricas são de grande importância porque é atravez das mesmas que a enérgia é produzida e posterioemente chega ate nós, mais nota-se que a construção delas causam algunsimpactos negativos ao meio ambiente, sendo assim é preciso que os estudos sejam bem realizados antes da implantação de uma hidrelétrica para minimizar danos a natureza.
O principal impacto é o alagamentode importantes áreas e muitas vezes alterar o leito do rio, além de mudar radicalmente a paisagem, muitas vezes destruindo belezas naturais assim, como ocorreu com o desaparecimento das sete quedas emGuairá, na construção de ITAIPU. Há também a perda de várias espécies e espaços florestais com ele o desaparecimento do habitat dos animais. Mesmo quando é realizado um estudo da área ocorre o impactoambiental mais de uma forma menor. Existe também a dificuldade das pessoas que moram próximas ao lago que correm o risco de perder suas moradias e muitas das vezes têm de se deslocar para outroslocais.
Para que posamos ver os danos e impactos causados pelas hidrelétricas vamos entender um pouco sobre essas usinas e o seu produto:

O que é uma usina hidrelétrica?
Uma usina hidrelétrica podeser definida como um conjunto de obras e equipamentos cuja finalidade é a geração de energia elétrica, por meio do aproveitamento do potencial hidráulico existente num rio.
A geração hidrelétricaestá associada à vazão do rio, isto é, à quantidade de água disponível em um determinado período de tempo e à altura de sua queda. Quanto maiores são os volumes de sua queda, maior é o seu potencial deaproveitamento na geração de eletricidade. A vazão de um rio depende de suas condições geológicas, como largura, inclinação, tipo de solo, obstáculos e quedas. É determinada ainda pela quantidade dechuvas que o alimentam, o que faz com que sua capacidade de produção de energia varie bastante ao longo do ano.
O potencial hidráulico é proporcionado pela vazão hidráulica e pela concentração dos...