Danos e impactos causados pela hidrelétrica de itaipu

INTRODUÇÃO
As hidréletricas são de grande importância porque é atravez das mesmas que a enérgia é produzida e posterioemente chega ate nós, mais nota-se que a construção delas causam alguns impactos negativos ao meio ambiente, sendo assim é preciso que os estudos sejam bem realizados antes da implantação de uma hidrelétrica para minimizar danos a natureza.
O principal impacto é o alagamentode importantes áreas e muitas vezes alterar o leito do rio, além de mudar radicalmente a paisagem, muitas vezes destruindo belezas naturais assim, como ocorreu com o desaparecimento das sete quedas em Guairá, na construção de ITAIPU. Há também a perda de várias espécies e espaços florestais com ele o desaparecimento do habitat dos animais. Mesmo quando é realizado um estudo da área ocorre o impactoambiental mais de uma forma menor. Existe também a dificuldade das pessoas que moram próximas ao lago que correm o risco de perder suas moradias e muitas das vezes têm de se deslocar para outros locais.
Para que posamos ver os danos e impactos causados pelas hidrelétricas vamos entender um pouco sobre essas usinas e o seu produto:

O que é uma usina hidrelétrica?
Uma usina hidrelétrica podeser definida como um conjunto de obras e equipamentos cuja finalidade é a geração de energia elétrica, por meio do aproveitamento do potencial hidráulico existente num rio.
A geração hidrelétrica está associada à vazão do rio, isto é, à quantidade de água disponível em um determinado período de tempo e à altura de sua queda. Quanto maiores são os volumes de sua queda, maior é o seu potencial deaproveitamento na geração de eletricidade. A vazão de um rio depende de suas condições geológicas, como largura, inclinação, tipo de solo, obstáculos e quedas. É determinada ainda pela quantidade de chuvas que o alimentam, o que faz com que sua capacidade de produção de energia varie bastante ao longo do ano.
O potencial hidráulico é proporcionado pela vazão hidráulica e pela concentração dosdesníveis existentes ao longo do curso de um rio. Isto pode se dar de uma forma natural, quando o desnível está concentrado numa cachoeira; através de uma barragem, quando pequenos desníveis são concentrados na altura da barragem ou através de desvio do rio de seu leito natural, concentrando-se os pequenos desníveis nesses desvios.
Uma usina hidrelétrica compõe-se, basicamente, das seguintes partes:barragem, sistemas de captação e adução de água, casa de força e sistema de restituição de água ao leito natural do rio. Cada parte se constitui em um conjunto de obras e instalações projetadas harmoniosamente para operar eficientemente em conjunto.

ENERGIA HIDRELÉTRICA

A energia hidrelétrica é a obtenção de energia elétrica através do aproveitamento do potencial hidráulico de um rio. Paraque esse processo seja realizado é necessária a construção de usinas em rios que possuam elevado volume de água e que apresentem desníveis em seu curso.

A força da água em movimento é conhecida como energia potencial, essa água passa por tubulações da usina com muita força e velocidade, realizando a movimentação das turbinas. Nesse processo, ocorre a transformação de energia potencial (energiada água) em energia mecânica (movimento das turbinas). As turbinas em movimento estão conectadas a um gerador, que é responsável pela transformação da energia mecânica em energia elétrica.

Normalmente as usinas hidrelétricas são construídas em locais distantes dos centros consumidores, esse fato eleva os valores do transporte de energia, que é transmitida por fios até as cidades.

Aeficiência energética das hidrelétricas é muito alta, em torno de 95%. O investimento inicial e os custos de manutenção são elevados, porém, o custo do combustível (água) é nulo.
Atualmente, as usinas hidrelétricas são responsáveis por aproximadamente 18% da produção de energia elétrica no mundo, no Brasil, mais de 95% da energia elétrica produzida é proveniente de usinas hidrelétricas.
DESENVOLVIMENTO...
tracking img