Danos morais coletivos trabalhistas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (691 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
DANOS MORAIS COLETIVOS NA ESFERA TRABALHISTA


O instituto da reparação de danos surgiu da necessidade de se garantir a reparação ou restituição do patrimônio alheio violado. No inicio dahistória do direito, tal reparação se dava pela aplicação da lei de Talião: “Olho por Olho e Dente por Dente”. Atualmente, a ocorrência do dano é reparada pecuniamente.


Dentro do universojurídico existem duas espécies principais de danos – Danos Materiais e Danos Morais. A primeira espécie decorre da violação ao patrimônio material do indivíduo e sua penalidade nada mais é que uma reparaçãodo prejuízo suportado. Os danos materiais podem perfeitamente ser quantificados e é nessa quantificação que se define o quanto deve ser pago a vítima.


Já o Dano Moral decorre de prejuízosimensuráveis, que jamais poderão ser calculados com precisão. Ele atinge a esfera intima do individuo e sua natureza é extra patrimonial. Nessa espécie de dano, pelo fato de não se poder quantificar obem violado, ocorre na verdade uma “reparação” do patrimônio violado, e não, uma “restituição”, como é o caso dos Danos Materiais.


Há de se perceber que os Danos Morais por ter comoprincipal característica o fato de ser intrínseco ao indivíduo, isso é, algo extremante interno e silencioso que fere os sentimentos pessoais da vítima. Nada mais é, que uma violação ao princípio da dignidadeda pessoa humana insculpido na Constituição Federal.


Ora, todo ser humano merece um tratamento digno gozando de paz interior. A partir do momento em que um agente passa a perturbar atranqüilidade de alguém de modo que pratique atos que possam denegrir sua imagem ou provocar grave perturbação, esse sujeito agressor passa a ofender o patrimônio mais subjetivo que um ser humano possui – asua dignidade – e por tal razão deve repará-la.


Em um dado momento a agressão passa não apenas a ofender a individualidade do sujeito agredido, como também, toda a coletividade. É...
tracking img