Daniely

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1339 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
BIOLOGIA

* Organização de células
Quanto à organização celular, as células podem ser procarióticas (procariontes) ou eucarióticas (eucariontes).
E os seres possuidores dessas células são ditos eucariontes e procariontes.

* Funções Celulares

* Processos de Divisão Celular

Divisão celular é o processo que ocorre nos seres vivos, através do qual uma célula,chamada célula-mãe, se divide em duas (mitose) ou quatro (meiose) células-filhas, com toda a informação genética relativa à espécie.
Mitose: A mitose é um tipo de divisão celular que ocorre desde o surgimento da primeira célula do bebê (célula-ovo ou zigoto) até a nossa morte. Quando ainda estamos sendo gerados, no útero materno, é necessário que ocorra a duplicação das células a fim de formar onovo ser. A partir daí nunca mais paramos de realizar mitoses.
Esse processo é de suma importância para continuarmos a nos desenvolver, a crescer, a repor as células perdidas, como, por exemplo, ao sofrermos uma lesão na pele, ou perdermos células sanguíneas (hemácias) a cada 120 dias, etc.
Meiose: A mitose se inicia com uma célula diplóide (2n), ou seja, com o número total de cromossomos daespécie que no nosso caso são 46. Em seguida há um período denominado intérfase, em que ocorre a duplicação do material genético, para depois começar a divisão propriamente dita.
O processo de divisão é contínuo, mas para entendermos melhor a mitose, costumamos subdividi-la em fases, que são: prófase, metáfase, anáfase, telófase.

GENÉTICA

* Herança Genética

* Interação Gênica
Ainteração gênica é o fenômeno em que vários genes interagem entre si para influenciar uma única característica. Ela envolve graus variáveis de complexidade. Os casos mais simples, porém, resultam da interação entre dois genes que segregam independentemente. Em um estudo clássico realizado por Bateson e Punnett, ficou demonstrado que o caráter "tipo de crista" em galinhas, por exemplo, é determinado pordois genes independentes (que equivale a dois pares de alelos). O contrário da interação gênica é a pleiotropia, em que um par de alelos (ou seja, um único gene) determina ao mesmo tempo mais de um caráter do organismo.
Epistasia (do Grego epi, sobre, stasis, parada, inibição) é simplesmente a interação entre genes. A epistasia ocorre quando a ação de um gene é modificada por um ou diversosgenes que se associam independentemente. Epistasia e interação gênica se referem ao mesmo fenômeno; entretanto, epistasia é amplamente utilizado na genética de populações e se refere especialmente a propriedades estatísticas do fenômeno. Existem casos de alelos de um gene que impedem que outros alelos de outro par de gene se manifestem, podendo ou não estar no mesmo cromossomo.
O alelo que ageinibindo é chamado epistático e o que sofre a ação inibitória é chamado hipostático.
No caso de o alelo epistático aparecer sem par, ou seja, apenas um alelo é necessário para manifestar a ação de inibição, dizemos que é epistasia dominante. Já no caso de apenas manifestar-se a ação inibidora com o par de alelos, dizemos epistasia recessiva.
Interação gênica → Quando genes diferentes juntam-se paraexpor uma característica.

* Polialelia
Conceito - Quando existem três ou mais tipos de alelos diversos para o mesmo locus cromossômico.

Causa - Um gene que sofre diversas mutações, produzindo vários genes alelos ( série de alelos ) .

Exemplos - Cor da pelagem em coelhos. Nos coelhos, temos uma série de 4 genes alelos : C ( aguti ou selvagem ) , Cch ( chinchila ) , Ch ( himalaia ) e Ca( albino ), dominantes um sobre o outro, respectivamente, da esquerda para a direita
Obs: Nessa forma de existência dos genes, em alelos múltiplos, alguns tem dominância sobre outros. Como no exemplo dos coelhos, o gene C é dominante sobre todos os outros três, o Cch dominante em relação ao himalaia e ao albino, porém recessivo perante o aguti, e assim sucessivamente.
Exemplo de Cruzamento:...
tracking img