Daniel 4

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3318 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Capítulo 4 de Daniel

Este capítulo do livro de Daniel consiste em um testemunho de Nabucodonosor. O desejo do Rei era que o mundo todo soubesse o que lhe aconteceu, e foi ele próprio que contou a história de sua conversão.

Daniel 4:1 – “O rei Nabucodonosor a todos os povos, nações e homens de todas as línguas, que habitam em toda a Terra: Paz vos seja multiplicada!” 

O Rei inicia como seestivesse escrevendo uma carta formal, então se apresenta e endereça a carta para “todos os povos... que habitam em toda a Terra”.

Daniel 4:2 – “Pareceu-me bem fazer conhecidos os sinais e maravilhas que Deus, o Altíssimo, tem feito para comigo”.

Daniel 4:3 – “Quão grandes são os seus sinais, e quão poderosas, as suas maravilhas! O seu reino é reino sempiterno, e o seu domínio, de geraçãoem geração”.

Nabucodonosor sentiu que precisava contar a história de como Deus transformou a sua vida. Todo ser humano tem uma história única e distinta. Deus pode transformar a vida daquele, cujo cérebro está intoxicado pelo álcool; daquele que caiu no fundo do poço no mundo das drogas; de alguém que vive uma vida imoral, que tem problemas sérios de caráter e conduta, e também daquele que vai àigreja, mas vive apenas uma religião formal, de meras aparências. Cada história é diferente e Deus pode transformar qualquer situação.

O rei não conseguia se conter e, na falta de palavras para descrever a atuação de Deus em sua vida, disse: “Quão grandes são os seus sinais e quão poderosas as suas maravilhas!” Ele fala dos milagres que havia acabado de experimentar.

Deus fala aNabucodonosor

Daniel 4:4 – “Eu, Nabucodonosor, estava tranqüilo em minha casa e feliz no meu palácio”.

A vida tem curvas bem fechadas, montanhas, subidas íngremes, descidas escorregadias, cruzamentos perigosos e trilhas de dificuldades. A vida pode sofrer uma mudança radical num piscar de olhos. Um telefonema no meio da noite, uma consulta médica, uma carta, uma curva traiçoeira numa noite chuvosa, umademissão inesperada na pior hora... e tudo muda. 

Nabucodonosor estava muito bem em seu palácio, sem qualquer interesse em Deus e nas coisas eternas. Mas uma noite Deus resolveu manifestar- Se na vida dele.

Daniel 4:5 – “Tive um sonho, que me espantou; e, quando estava no meu leito, os pensamentos e as visões da minha cabeça me turbaram”.

Deus já falou com muitas pessoas por meio desonhos. No Antigo Testamento, há vários exemplos. No Novo Testamento, a esposa de Pilatos também ouviu a voz do Senhor, através de um sonho. (Mt 27:19). 

Em todas as épocas Deus usa diferentes meios para Se comunicar com o Seu povo. Nos tempos de Daniel, eram os sonhos. Nos tempos de Jesus, eram as parábolas. Hoje, Ele nos fala – principalmente – através da Sua Palavra: “Lâmpada para os meus pés éa Tua Palavra e luz, para os meus caminhos” (Salmo 119:105), dizia Davi. 

O próprio Jesus, ao questionar a dureza de coração de muitos religiosos da época, reafirmou a importância da Bíblia, a Palavra de Deus, como nossa fonte maior de comunicação, normatização da conduta e vida cristã e meio de nos conduzirmos para a vida eterna ou salvação: “Examinai as Escrituras, porque julgais ter nelas avida eterna, e são elas mesmas que testificam de Mim” (João 5:39). 

Resumindo este ponto do nosso estudo: É sempre Deus quem determina o meio ou forma de comunicação. Em cada época da História um meio, forma ou meio de comunicação tem sempre prevalecido – sem, é lógico, excluir as outras possibilidades. 

O problema ocorre quando as pessoas deixam de lado a Bíblia e apegam-se ferrenhamente aessas outras “fontes” secundárias de revelação (sonhos, visões, etc.) e delas retiram ensinos, práticas ou doutrinas contrárias à Palavra de Deus. Para estas pessoas, cai bem a seguinte recomendação de Martinho Lutero: 

“Fiz uma aliança com Deus: que Ele não me mande visões, nem sonhos e nem mesmo anjos. Estou satisfeito com o dom das Escrituras Sagradas, que me dão instrução abundante e tudo...
tracking img