Dançando no escuro

Páginas: 2 (467 palavras) Publicado: 17 de outubro de 2011
Universidade Federal de Juiz de Fora
Instituto de Artes e Design

Filme: Dançando no escuro (Dancer in the dark, 2000), Lars Von Trier

Esse filme de Von Trier foge um pouco das classificaçõesde genero, por não se tratar necessariamente de um filme comercial, e sim artístico, como um resgate do “bom” cinema, proposto pelo Dogma 95, manifesto proposto por Von Trier e Thomas Vintenberg, decunho técnico e ético. Dançando no escuro se confunde nos gêneros, sendo um musical em essência e um drama em sua narrativa. Essas características são bem marcadas ao longo do filme.
Com interpretaçãocarregada de grande carga emocional, Björk no papel da protagonista Selma, encerra uma história comovente de uma imigrante que vai para os Estados Unidos, na esperança de juntar dinheiro para acirurgia de visão do filho, que assim como ela, poderá um dia perder completamente a visão. Selma é apaixonada por musicais, e no tempo em que não está trabalhando, tenta se dedicar um pouco a arte queama. O filme tem também forte carga critica, mostrando alguns problemas básicos do american-way-of-life.
O drama é marcado então, pela narrativa, Selma após conseguir juntar dinheiro suficiente para acirurgia do filho, é roubada por seu anfitrião, um policial cheio de dividas e com medo de contar a esposa que não pode continuar dando a ela a vida de princesa que ela vive. O musical se faz nascenas de devaneio de Selma, sonhadora, perde-se em vários momentos em sonhos ritmados e cheios de coreografias. Esses devaneios são também caracterizados por momentos de muita luz e cor no filme, dando umaspecto de luz estourada na imagem. Isso reafirma ainda mais o aspecto onírico da cena. Von Trier nessas cenas, abusa também do efeito vertiginoso de sua câmera: cortes rápidos, e uma sucessão deposicionamentos distintos tornam as cenas rápidas e trazem imagens como flashes na tela do espectador. Dessa forma são construídas algumas das cenas mais marcantes do filme.
Outro aspecto fundamental...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Dançando no Escuro
  • dançando
  • Dançando na escola
  • Tons mais escuros
  • Dançando com o diabo
  • dançando com o diabo
  • Dançando na escola
  • Dançando em Lúnassa

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!