Dança terceira idade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 41 (10041 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

A procura de uma melhor condição de vida na terceira idade tem sido o foco da discussão em vários sectores da sociedade mobilizando diversas instituições, empresas e comunidades em prol do desenvolvimento das condições para que idoso seja respeitado e mantenha uma vida saudável tanto a nível físico como psicológico. Assim sendo, o aumento da expectativa de vida, leva-nos a procurartécnicas que auxiliem na promoção da saúde do idoso para que o envelhecer seja vivenciado de forma natural e integrado com o meio que o idoso vive. Surge então a necessidade de encontrar e apresentar novas formas de proporcionar ao idoso um envelhecimento saudável e feliz. Através da dança consegue-se promover a qualidade de vida para terceira idade, amenizando assim os problemas decorrentes doprocesso de envelhecimento nos aspectos psicossociais e biológicos. Neste contexto a dança surge de modo a contribuir para um envelhecimento activo e através dos benefícios proporcionados por essa prática é possível envelhecer com mais qualidade e com mais disposição. A dança é uma das actividades físicas mais completas e pode ser utilizada como uma ferramenta para aproximar o idoso do convívio comos outros e retira-lo do isolamento e da rotina a que se submeteu, pois, através dela é possível trabalhar tanto a nível físico, psicológico e social. Sendo uma prática muito antiga, a dança assume várias finalidades, finalidades essas que assumem carácter diversificado dependendo dos objectivos que se pretende atingir. Por outro lado a dança é considerada como uma forma de animação que pode edeve ser desenvolvida com os mais velhos, uma vez que para estes a dança está muitas vezes associada a memórias e experiências importantes na sua vida.

Definição de Animação Sociocultural
Entende-se a Animação Sociocultural como um conjunto de práticas desenvolvidas a partir do conhecimento de uma determinada realidade, que visa estimular os indivíduos, para a sua participação com vista atornarem-se agentes do seu próprio desenvolvimento e das comunidades em que se inserem. Animação Sociocultural é um instrumento decisivo para um desenvolvimento multidisciplinar integrado (social, económico, cultural, educacional, etc.) dos indivíduos e dos grupos.
Por outro lado Animação Sociocultural liga-se a áreas nucleares e complementares que se afiguram essenciais para a sua intervenção,como é o exemplo da educação, entendida numa concepção de aprendizagem que ultrapassa o espaço escola e se estende à vida, ao seu pulsar e onde com a articulação da educação com programas de Animação se procura um mundo de homens livres, solidários, conscientes, participantes e comprometidos com o seu/nosso mundo, voluntários de causas nobres e lutadores de ideias e por ideais assentes nasconvicções de uma democracia que cumpra e realize os desejos sociais, económicos, culturais, políticos e educativos. Uma educação que projecte, pela via da Animação, homens portadores da boa esperança, seres que possam e devam assumir a sua voz, a sua opinião, a sua vontade e que vivam no respeito pelas suas diferenças e semelhanças, sem temerem olhar para o lado, homens que sejam cidadãos com cidadania eque se exprimam sem temerem os poderes instituídos. Ser livre é assumir a liberdade de poder dizer o que se pensa de forma responsável. Uma Animação que, através dos postulados das diferentes áreas afins da Animação, leve o homem a partilhar saberes, vivências, a interagir e estabelecer relações interpessoais profícuas «proveitosas», lutando contra a incomunicabilidade. Na educação formal, aestratégia da Animação Sociocultural é operar como um meio para motivar, complementar, articular saberes e potenciar aprendizagens envolventes. A educação não formal corresponde à esfera de actuação da Animação Sociocultural, entendida como um conjunto de práticas que se realizam fora do espaço escolar, portanto, associada à ideia de uma educação em sentido permanente e concernente com o ciclo da...
tracking img