EVOLUÇÃO DA DANÇA

Aula dia 15.02 – Dança na Pré História:

O Homem primitivo tinha uma verdadeira adoração pelo poder da Mulher com um forte cariz espiritual. Acreditavam, sem nenhuma espécie de dúvida, que havia algo superior e divino que “comandava” o mundo. A dança servia também como comunicação, homenagem e agradecimento a essa Deusa que tudo dava, mas que também tudo podia tirar.

O Homem primitivo tinha uma verdadeira adoração pelo poder da Mulher com um forte cariz espiritual. Acreditavam, sem nenhuma espécie de dúvida, que havia algo superior e divino que “comandava” o mundo. A dança servia também como comunicação, homenagem e agradecimento a essa Deusa que tudo dava, mas que também tudo podia tirar.

O grande respeito que se tinha pela Mulher. Ser estranho e misterioso que produzia Vida. Também cedo se percebeu que a Mulher está intimamente ligada aos Ciclos da Natureza, ela era a representação terrena da Deusa Mãe, aquela que abençoava com a sua fertilidade, alimento, dona da Vida e da Morte.

Era Paleolítica (12.000 a 10.000 a.C)
Idade da Pedra Lascada

Homem Predador
Grupos Nômades Arte rupestre: Representações: De 1794 figuras 4% de Homens 2,5 % de Mulheres

No Período Paleolítico ou Idade da Pedra Lascada
O ser humano vivia da caça de animais de pequeno, médio e grande porte, da
pesca e da coleta de frutos e raízes. Usavam instrumentos e ferramentas feitos a partir de pedaços de ossos e pedras. Quando acabavam os alimentos da região em que habitavam, o grupo familiar tinha que migrar para uma outra região. Desta forma, o ser humano tinha uma vida nômade (sem habitação fixa). As cavernas, muitas vezes era tipo de habitação que tinham que disputar com animais selvagens

Os bens de produção eram de uso e propriedade coletivas

A Dança

Danças de Participação

Dança de Transe: rituais de identificação com o “espírito” conseguido pelos giros

Dança em Solo ou Coletiva

Era Mesolítica (10.000 a 7.000 a.C)

Mesolítico

Neste período o homem conseguiu dar grandes passos rumo ao desenvolvimento e à sobrevivência de forma mais segura.

Ao dominar o fogo, o ser humano pôde espantar os animais, cozinhar a carne e outros alimentos, iluminar sua habitação além de conseguir calor nos momentos de frio intenso.
O desenvolvimento da agricultura e a domesticação dos animais permitiu cultivar a terra e diminuir sua dependência com relação a natureza. O que tornou possível a sedentarização, em que a habitação fixa tornou-se uma necessidade.

Neste período ocorreu também a divisão do trabalho por sexo dentro das comunidades. Enquanto o homem ficou responsável pela proteção e sustento das
famílias, a mulher ficou encarregada de criar os filhos e cuidar da habitação.

Era Neolítica (7.000 a 3.000 a.C)
Idade da Pedra Polida A sedentarização, a criação de animais e a agricultura em pleno desenvolvimento. Criando objetos de metais, tais como, lanças, ferramentas e machados os homens puderam caçar melhor e produzir com mais qualidade e rapidez. O homem atingiu um importante grau de desenvolvimento e estabilidade, neste período.

A produção de excedentes agrícolas e sua armazenagem, garantiam o alimento necessário para os momentos de seca ou inundações.
Com mais alimentos, as comunidades foram crescendo e logo surgiu a necessidade de trocas com outras comunidades. Foi nesta época que ocorreu um intenso intercâmbio entre vilas e pequenas cidades. A divisão de trabalho, dentro destas comunidades, aumentou ainda mais, dando origem ao trabalhador especializado.

Era Neolítica
Homem Produtor: origem da agricultura Grupos sedentários: surge a cultura

Origem das Cidades: nascimento dos clãs
Domesticação dos Animais

Surge o Sacerdote: cada cidade terá sua Divindade

A Dança
Danças Agrárias e Totêmicas

Dança à Dinvidade ou Totém: rituais de culto à divindade protetora da cidade

Dança Cerimonial: Culto a relação, como rito cívico integrado a vida da cidade

Dança em Solo ou Coletiva

Search

Citar Este Trabalho

APA

(2011, 07). Dança na pré história. TrabalhosFeitos.com. Retirado 07, 2011, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Dan%C3%A7a-Na-Pr%C3%A9-Hist%C3%B3ria/54152.html

MLA

"Dança na pré história" TrabalhosFeitos.com. 07 2011. 2011. 07 2011 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Dan%C3%A7a-Na-Pr%C3%A9-Hist%C3%B3ria/54152.html>.

MLA 7

"Dança na pré história." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 07 2011. Web. 07 2011. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Dan%C3%A7a-Na-Pr%C3%A9-Hist%C3%B3ria/54152.html>.

CHICAGO

"Dança na pré história." TrabalhosFeitos.com. 07, 2011. Acessado 07, 2011. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Dan%C3%A7a-Na-Pr%C3%A9-Hist%C3%B3ria/54152.html.