Dança folclorica nacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2342 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO

Introdução 2
Danças Folclóricas Nacionais 3
Região Norte 3
Região Sudeste 3
Região Sul 4
Região Centro-Oeste 4
Principais Danças Folclóricas no Brasil 4
Maracatu 4
Samba de Roda 4
Frevo 5
Fandango 5
Quadrilha 6
Dança de São Gonçalo 6
Baião 7
Maxixe 7
Catira 8
Ciranda 8
Conclusão 9
Referências bibliográficas 10



Introdução

Dança é a arte que se despede implementos para se exprimir. É unicamente, o corpo que se dá ao movimento rítmico. Então, neste elemento somático se imprime a pujança da mente e a vitalidade da alma, quando então o ritmo dinâmico sobrepuja, não raro, o ritmo corpóreo e o musical. O ritmo dinâmico é próprio da dança e não o musical como muitos julgam, isso porque pode haver dança sem música, como também pode haver dança semsaltos e passos. “Danças segmentárias”.
Desde os prismas eras da humanidade, a dança esteve presente. Há entre os povos pré- letrados uma série de danças como as de caça, de máscaras, guerreiras e secretas, as núpciais, as de fecundidade, as de nascimento, as fúnebres, as medicinais, de colheita, as lunares, as pleiadares, as festivas ou puramente recreativas, as mágicas, religiosas ou sagradas oupropiciatórias, as imitatórias, as lúcidas, etc.

Danças Folclóricas Nacionais

O folclore brasileiro é rico em danças que representam as tradições e a cultura de uma determinada região. Estão ligadas aos aspectos religiosos, festas, lendas, fatos históricos, acontecimentos do cotidiano e brincadeiras. As danças folclóricas brasileiras caracterizam-se pelas músicas animadas (comletras simples e populares) e figurinos e cenários representativos. Estas danças são realizadas, geralmente, em espaços públicos: praças, ruas e largos.
Entende-se por danças folclóricas as expressões populares desenvolvidas em conjunto ou individualmente, frequentemente sem sazonalidade obrigatória. Tudo indica que é na coreografia que reside seu elemento definidor.
Os acervos queapresentamos não são de danças primitivas e sim folclóricas:
Danças Religiosas: Da Santa Cruz, Sarabacuê, São Gonçalo, Cururu.
Danças Profanas: Fandango, Quadrilha, lundu, Jongo, Batuque, Cocô, Baiana.
Danças Guerreiras: Maculelê (nos bailados estão omoçambiqu, congada, caiapó).
Algumas manifestações folclóricas são de caráter nacional e outras, de caráter regional.
Existem grandes númerosdelas no Brasil.

Região Norte

Dança do Camaleão (AM); Dança do Carimbo (PA); Ciranda (AM); Dança do Maçarico (AM); Desfeitera (AM, PA); Gambá (toda região) e Serafina(AM).
Região Nordeste

Cavalo Piancó (PI); Ciranda (PB, PE); Coco (toda a região); Dança de São Gonçalo (AL, BA, MA, PI, SE); Dança do Lelê (MA); Espontão (RN, PB), Frevo (PE); Maculelê (BA); Pagode de Amarante (PI);Tambor de Crioula (MA, PI) e Torém (CE)

Região Sudeste

Batuque (SP, MG, ES); Cana – Verde (toda região); Catira ou Cateretê (MG, SP); Caxumbu (MG, RJ); Ciranda (RJ); Dança de São Gonçalo (MG, SP); Dança do Tamanduá (ES;) Fandango (SP); Jongo (MG, SP); Mineiro-pau (MG, RJ); Quadrilha (todos os Estados).

Região Sul

Balainha (PR, SC); Fandango (PR, RS); Pau-de-Fitas (toda a região); Vilão(SC).

Região Centro-Oeste

Caninha-verde (toda a região); Catira (GO); Siriri (MT); Tambor (GO) e Vilão (GO).

Principais Danças Folclóricas no Brasil

Maracatu

Nasceu em Recife sendo inicialmente um cortejo para louvar nossa senhora dos Negros, os diversos grupos eram liberados por estandartes apresentando figuras de animais. Essa representação deve estar ligada a Origem Totêmicade tribos Africanas, sendo sua origem sudanesa. O maracatu é um ritmo musical com dança típico da região pernambucana. Reúne uma interessante mistura de elementos culturais afro-brasileiros, indígenas e europeus. Possui uma forte característica religiosa. Os dançarinos representam personagens históricos (duques, duquesas, embaixadores, rei e rainha). O cortejo é acompanhado por uma banda com...
tracking img