Dança erudita

DANÇA ERUDITA

A dança é uma das três principais artes cênicas da Antiguidade. As danças eruditas, representadas principalmente pelo Ballet, era dirigida á camadas sociais instruídas eintelectualizadas. Possui uma coreografia baseada em música clássica de grandes compositores.
No Brasil, as raízes da dança artística e acadêmica ligam-se ás tradições russo-européias, que estruturarama técnica da dança erudita, o que possibilitou sua difusão por vários países. A vinda da família real portuguesa fez com que a dança se tornasse mais presente no País. O século XX inaugura apermanência definitiva de vários bailarinos e professores, principalmente os de nacionalidade russa, para muitas cidades brasileiras, que foram aos poucos formando nossas primeiras gerações de artistasbailarinos.
Em Minas a história da dança erudita começa a ser escrita em março de 1948, quando chega à cidade de Belo Horizonte o jovem bailarino gaúcho Carlos Leite. Lá ele fundou a Academia de DançasClássicas, criou o Ballet Minas e foi convidado pelo governador Juscelino Kubitschek para trabalhar no local das obras do futuro Palácio das Artes.Desde então Minas Gerais sempre foi notícia nocenário da dança.
Minas é o Estado brasileiro que tem a maior produção de dança. Produção altamente especializada em todos os gêneros, o clássico, o moderno e o folclórico, que encontram aqui um campoonde se plantou uma tradição.

TIPOS DE DANÇA ERUDITA

BALÉ CLÁSSICO

Como outras formas de dança, o balé pode ter um enredo, expressar os sentimentos ou só refletir a música.Entretanto, neste tipo de dança é muito exiida a técnica e a parícia do bailarino. Usando simplesmente o corpo, eles conseguem expressar as mais variadas emoções e formam belas e harmoniosas expressõesartísticas, por isso esta técnica é chamada clássica, por que saliente essa pureza e harmonia de expressão.
Como a técnica foi criada na França, até hoje são usadas palavras francesas para...