Dança classica moderna e contemporânea

A História da dança
Clássica
Moderna
Contemporânea


Dança Clássica
Nos rituais pré-históricos, a dança era uma das principais formas de expressão e de aproximação dos Deuses. Durante toda a história humana, a dança esteve presente, mesmo sendo considerada divina ou maldita, sempre esteve fazendo parte da vida cotidiana das mais incríveis sociedades.
Cada cultura transporta seuconteúdo as mais diferentes áreas, dentre estas, as danças absorvem grande parte desta transferência, pois sempre foi de grande importância nas sociedades através dos tempos, seja como uma forma de expressão artística, como objeto de culto aos Deuses ou como simples entretenimento. No entanto em tempos mais remotos o sentido da dança tinha um caráter místico, pois era muito difundida em ritos religiosose raramente era dançada em festas comemorativas. O Renascimento cultural dos séculos XV / XVI trouxe diversas mudanças no campo das artes, cultura, política, dentre outras.
Dentro deste contexto, a dança também sofreu profundas alterações que já vinham se arrastando através dos anos. Nesta época a dança começou a ter um sentido social, isto

é, passou a ser dançada em festas pela nobrezaapenas como entretenimento e como recreação. Desde então a dança social foi se transformando e aos poucos tornou-se acessível às camadas menos privilegiadas da sociedade que já desenvolviam outro tipo de dança: as danças populares, que inevitavelmente, com estas alterações de comportamento foram se unindo às danças sociais, dando origem assim a uma nova vertente da música, dançada por casais, que maistarde seria denominada Danças de Salão.
O primeiro Ballet de Corte foi apresentado no casamento do Duque de Milão com Isabel de Argon, no ano de 1489, e os pares apresentaram-se graciosamente com pequenos e delicados passos dificultados pelo vestuário pesado e ornamentado da época.
Em 1533, Henrique II, futuro rei de França, casou-se com a aristocrata italiana, Catarina de Médicis e foi assimque o baletto da corte italiana desembarcou na corte francesa.
Artistas italianos especializados vieram para compor a festa e apresentaram luxuosos espetáculos que tinham cenários, artistas, coreografias e direção artística dando ao casamento, uma organização teatral.
Em 1581, a própria Catarina de Médicis, produziu na França com direção artística de Baldassarino de Belgiojoso, o ballet de corte,Ballet Comique de la Reine.
Apresentado em 15 de Outubro de 1581 no grande salão do Louvre, o bailado tinha como tema a Mitologia e baseava-se em Circe, uma feiticeira com poderes mágicos.
A dança alternava-se com o verso e com a musica.
O ballet teve duração de cinco horas e foi interpretado pelos nobres da corte e pela própria Rainha e damas de companhia.
Historicamente, Belgiojoso e seubailado Ballet Comique de la Reine é reconhecido como o primeiro coreógrafo de Ballet e primeiro bailado com estrutura artística devido ter havido um trabalho de composição de dança e canto com dramatização.

Dança Moderna
A dança clássica, anterior à dança moderna, era a maior expressão artística do movimento corporal nos palcos do mundo com sua estética de elevação, equilíbrio, harmonia,elegância e graça, utilizando passos preexistentes. Ao contrário, a dança moderna vem produzir uma estética de movimentos baseada nas ações cotidianas do homem contemporâneo, considerando seu histórico sociocultural e afetivo.

A dança moderna surgiu no início do século XX e seus pioneiros procuravam maneiras modernas e pessoais de expressar como se sentiam através da dança.

A Dança ModernaAmericana apareceu com o intuito de rejeitar a Dança Acadêmica ou Clássica, ela engloba uma variedade de estilos que basicamente tem em comum não utilizar sapatilhas de ponta ou o vocabulário de dança clássica, buscando também temas mais identificados com sua época.
Os bailarinos dançam descalços, trabalham contrações, torções, desencaixe, explora as possibilidades motoras do corpo humano, usa o...
tracking img