Damarisss

446 palavras 2 páginas
Avaliação Virtual
Atividade
840204 - Av 2 - Sociologia da Educação
Período 08/03/12 00:00 à 29/06/12 23:59
Questão 1
Quando pensamos o trabalho do professor devemos pensar em determinadas ações. O trabalho do professor na leitura marxista pode ser definido como:
1 - Ação que o homem realiza física e intelectualmente, tendo uma finalidade. Essa finalidade está vinculada a formação do sujeito e a transformação da sociedade.
2 - Uma ação física, pois o trabalho intelectual não é próprio do professor, pois ele reproduz o livro didático.
3 - Uma ação intelectual, pois o professor não desenvolve ações físicas, a não ser a escrita no quadro negro.
4 - Um trabalho como outro qualquer, visto que o para ser professor não precisa especificidade, basta ter um pouco de conhecimento sobre a matéria e um bom livro didático.
5 - Um trabalho físico e intelectual, mas que tem como objetivo a reprodução dos conteúdos historicamente construídos pelo homem, sem a finalidade de transformação das relações sociais.
Questão 2
As relações de trabalho na leitura de Marx partem do pressuposto de exploração de um grupo sobre outro, sendo que esse processo de exploração sustenta-se na realização de não remuneração pelo trabalho realizado. Essas questões impactam na desigualdade social. Esse conceito, na leitura marxista é:
1 - Fetiche da mercadoria
2 - Mais valia
3 - Alienação
4 - Anomia social
5 - Ideologia
Questão 3
Para Marx a sociedade capitalista é desigual por natureza, visto que ela nasce dividida em duas classes: a burguesia e o proletariado. Essa relação centra-se, especificamente na:
1 - Harmonia social
2 - Consciência coletiva
3 - Fetiche da mercadoria
4 - Exploração do trabalho
5 - Mais valia
Questão 4
Segundo Marx e Engels, a questão do trabalho é essencial para a compreensão da sociedade. No capitalismo, o trabalhador perde a autonomia do processo produtivo, ficando sujeito às decisões tomadas pelos administradores... Ele deve se submeter às normas e

Relacionados