Daltonismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1094 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução:

Eu fiz este trabalho porque surgiu no âmbito da disciplina de Biologia e o tema é anomalias genéticas. O objectivo deste trabalho é falar sobre uma anomalia genética, no meu caso, sobre o daltonismo, dizendo o que é, qual é a sua causa, quais as suas consequências, como é que pode ser diagnosticada e se já existe algum tratamento. O daltonismo consiste principalmente no facto daspessoas não conseguirem distinguir as várias cores do espectro visual.

Daltonismo

O daltonismo, também chamado de discromatopsia, consiste numa perturbação da percepção visual relacionada com a incapacidade de distinguir diversas cores do espectro visual, sendo que a dificuldade muitas das vezes está no facto de distinguir o vermelho do verde. Alguns não distinguem o azul do amarelo e umgrupo muito pequeno apresenta uma condição chamada monocromatismo, que faz com que essas pessoas vejam somente a preto e branco.
Esta anomalia genética é de transmissão hereditária, sendo causada por um gene recessivo localizado no cromossoma X. É por este motivo, que a sua incidência é dez vezes superior no sexo masculino do que no sexo feminino, já que a mulher, para que possa ser afectada,precisa de duas cópias do gene daltónico, enquanto os homens de apenas uma, já que possuem apenas um cromossoma X. Estima-se que 8% da população masculina seja portadora desta anomalia, embora apenas 1 % das mulheres sejam atingidas. Esta perturbação tem normalmente origem genética, mas pode também resultar de uma lesão nos órgãos responsáveis pela visão, ou de uma lesão de origem neurológica.
Aperturbação que era desconhecida até o século XVIII, recebeu este nome em homenagem ao químico John Dalton, que foi o primeiro cientista a estudar esta anomalia de que ele mesmo era portador.

Os portadores do gene anómalo apresentam dificuldade na percepção de determinadas cores primárias, como o verde e o vermelho, o que se repete também na percepção das restantes cores do espectro visual. Estaperturbação pode ser causada pela ausência ou menor número de alguns tipos de cones ou por uma perda da função parcial ou total destes, normalmente associada à diminuição de pigmentos nos foto-receptores que deixam de ser capazes de ter a percepção correcta de certas cores (fig.1).
A anomalia genética que provoca o daltonismo sobreviveu pela vantagem dada aos daltónicos ao longo da históriaevolutiva. Essa vantagem advém, sobretudo do facto dos portadores destes genes possuírem uma melhor capacidade de visão nocturna e uma melhor capacidade de visualizarem elementos ocultos, como um animal ou inimigo escondido na mata pela sua camuflagem.

Causa

A retina é constituída por foto-receptores que são especificamente sensíveis às cores, denominados cones, dos quais é possível distinguirtrês tipos, sendo cada um capaz de captar uma cor fundamental, já que uns são sensíveis ao vermelho, outros ao verde e outros ao azul. Em condições normais, a estimulação simultânea e parcial destes três tipos de cones possibilita a distinção de um basto leque de cores, ou seja, consoante o tipo de radiação incidente, os cones seriam estimulados de forma diferencial, gerando um impulso nervosoproporcional, que, ao nível do cérebro, é traduzido como a cor resultante.
O daltonismo é originado pelo facto de a retina das pessoas que sofrem desta perturbação, apresentar uma diminuição ou a ausência de algum dos diferentes tipos de cones, o que faz com que não consigam distinguir as cores às quais são sensíveis.
Manifestações
A única consequência do daltonismo é a incapacidade paraperceber ou distinguir determinadas cores. Normalmente, o problema consiste numa impossibilidade de diferenciar o vermelho ou o verde. Os indivíduos incapazes de distinguir o vermelho chamam-se protanopes, enquanto que os que não conseguem distinguir o verde são conhecidos como deuteranopes. Para além disso, noutros casos, há quem tenha dificuldade em distinguir o amarelo ou o azul.
Uma outra...
tracking img