Daens Um Grito De Justi A 2

886 palavras 4 páginas
DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA
CENTRO DE EDUCAÇÃO
CURSO DE HISTÓRIA
COMPONENTE CURRICULAR: SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO

Filme:
“DAENS: UM GRITO DE JUSTIÇA”

Campina Grande,
17 de outubro, 2014

>>Qual o contexto histórico/econômico cultural do filme:
A Bélgica do século XIX, auge da Revolução Industrial. Esta, primeiro começou com a Inglaterra, mas, a Bélgica conseguiu se tornar o segundo país do mundo a passar por tal revolução. Mais precisamente, começou um período de desenvolvimento industrial e econômico dinâmico, na segunda metade do século XIX, com base no carvão e no aço da área de Liége, na industria química e comércio. Neste momento, a Bélgica classifica-se entre as principais economias do mundo.
O filme, ambienta-se no final do século XIX, em que estavam ocorrendo mudanças estruturais político-econômicas na Europa. Afetando assim, a sociedade mundial sob o ponto de vista cultural e transformaram as formas de agir e produzir.Também, foi nesse tempo que novas doutrinas socialistas ofereceram uma nova perspectiva sobre a sociedade capitalista e a condição do trabalhador contemporâneo ( Sousa, Brasil Escola).
Em 1848, Karl Marx e Friedrich Engels inauguraram um conceito fundado na ideia de que, ao longo da História, as sociedades foram marcadas pelo conflito de classes, a partir do lançamento do livro “Manifesto Comunista”. Mostrando que a sociedade industrial estava dividida em burgueses e operários. Os primeiro que detentinham as terras e máquinas, enquanto o segundo obtinham a sua força de trabalho que era vendida em troca de dinheiro. Essa teoria foi capaz de mostrar as desigualdades e problemas do mundo capitalista, e ainda, propor uma solução a essa situação injusta. Permitiu, portanto, que os trabalhadores tomassem consciência de sua situação e, por conseguinte, buscar maneiras para que as diferenças que os afastavam da burguesia fossem superadas.

>>Conceitos de Karl Marx abordados:

No filme, Daens: um grito

Relacionados

  • ANTISERI Dario REALE Giovanni
    148585 palavras | 595 páginas
  • Capitalismo Global Jeffry A
    209712 palavras | 839 páginas
  • Capitalismo global
    222974 palavras | 892 páginas