Dados e redes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1820 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ADMINISTRAÇÃO DE REDES
As redes de computadores atuais são compostas por uma grande variedade de dispositivos que devem se comunicar e compartilhar recursos. Na maioria dos casos, a eficiência dos serviços prestados está associada ao bom desempenho dos sistemas da rede. Para gerenciar esses sistemas e as próprias redes, um conjunto eficiente de ferramentas de gerenciamento automatizadas énecessário, sendo fundamental a utilização de técnicas padronizadas para a correta representação e o intercâmbio das informações obtidas.

Domínio
Domínio é um nome que serve para localizar e identificar conjuntos de computadores na Internet. O nome de domínio foi concebido com o objetivo de facilitar a memorização dos endereços de computadores na Internet. Sem ele, teríamos que memorizar umasequência grande de números.Com o crescimento das redes de computadores, em tamanho e complexidade, sistemas de gerência baseados em um único gerente são inapropriados, devido ao volume das informações que devem ser tratadas e que podem pertencer a localizações geograficamente distantes do gerente. Evidencia-se, então, a necessidade da distribuição da gerência na rede, através da divisão dasresponsabilidades entre gerentes locais que controlem domínios distintos e da expansão das funcionalidades dos agentes.
Os modelos de gerência diferenciam-se nos aspectos organizacionais envolvendo a disposição dos gerentes na rede, bem como no grau da distribuição das funções de gerência. Cada gerente local de um domínio pode prover acesso a um gerente responsável (pessoa que interage com o sistema degerenciamento) local ou ser automatizado para executar funções delegadas por um gerente de mais alto nível, geralmente denominado de Centro de Operações da Rede (NOC - Network Operation Center). O NOC é responsável por gerenciar os aspectos interdomínios, tal como um enlace que envolva vários domínios, ou aspectos específicos de um domínio, devido à inexistência de gerente local.
Contas de usuários
 As contas de usuários contém as credenciais que identificam um usuário. Elas permitem que um usuário efetue logon em um domínio e tenha acesso aos recursos disponíveis nesse domínio. Permitem também que um usuário efetue logon localmente e tenha acesso aos recursos de um computador.Podem ser de 3 tipos:
 Contas de usuários locais : essas contas são armazenadas localmente no gerente de contas desegurança (SAM) de um computador. Essas contas são válidas somente no computador em que foram criadas. Caso o usuário deseje utilizar um outro computador, deverá possuir uma outra nesse outro computador.
Contas de usuários de domínios : essas contas são armazenadas no banco de dados do AD, em um Controlador de Domínio. Permitem que o usuário efetue logon em um domínio e acesse todos seusrecursos disponíveis. Os usuários podem obter acesso aos recursos disponíveis no domínio a partir de qualquer computador da rede.
Contas de usuários internas : são as contas criadas automaticamente durante a instalação do AD. Essas contas são: Administrador e Convidado e não podem ser excluídas. Podem ser locais ou de domínio.
Grupos de Usuários

Um grupo de usuário, como o próprio nome já sugere, éum conjunto de contas de usuários agrupadas. Com a utilização de grupos, a administração do acesso aos recursos da rede é simplificada, pois podemos atribuir as permissões a um grupo, ao invés de ter que configurarmos as permissões usuário por usuário.
|

|

|

|

|

|

|
Para fins administrativos, podemos adicionar computadores e outros grupos em um grupo de usuários.Um usuário pode participar de vários grupos ao mesmo tempo, pois um grupo nada mais é do que uma lista, com referências às contas de usuários reais.
Quando adicionamos um usuário em um grupo, os direitos e permissões desse grupo só passarão a ter efeito quando o usuário efetuar logoff e logon novamente, caso o usuário já esteja logado.
Os grupos podem ser:
Grupos locais:Sãp criados em...
tracking img