Dados Fenológicos Roupala Montana

1189 palavras 5 páginas
Ciências Biológicas – 4º Semestre
Disciplina: Fisiologia Vegetal
Nomes: Guilherme Rodrigues

VISITA AO JARDIM BOTÂNICO DE BRASÍLIA – DF

Carvalho-do-Cerrado
Roupala montana

Introdução
Uma das características marcantes do cerrado é a precipitação ao longo do ano e sazonalidade na temperatura, o que acaba definindo a existência de dois períodos climáticos bem marcados: um frio e seco e um outro quente e úmido. A combinação entre essas variações climáticas e sazonais adicionadas das características físico-químicas do solo e a ocorrência de queimadas acabam determinando a distribuição, a estrutura e o funcionamento das diferentes formações vegetais deste bioma. O ciclo de vida das espécies arbóreo-arbustivas do cerrado é perene e as espécies possuem mecanismos que facilitam sua sobrevivência e reprodução durante a seca, quando aumenta a restrição hídrica. A existência de estruturas que armazenam água, ou um sistema radicular bem desenvolvido que as permite alcançar camadas mais profundas do solo, onde há água disponível, são responsáveis pela manutenção de estruturas aéreas de sustentação e fotossintetizantes ao longo do ano.
Já espécies do estrato lenhoso possuem diferentes estratégias fenológicas que lhes permite superar o estresse hídrico sazonal, algumas mantendo-se sempre verdes (mantendo as folhas na copa o ano todo) enquanto outras espécies perdem totalmente a folhagem por certo tempo em período de seca, a floração destas espécies também se concentra no Período seco ou na transição entre o período seco e o chuvoso revelando que a seca não é um fator condicionante para reprodução das espécies lenhosas do cerrado.
Por estas e outras curiosidades presentes no bioma do cerrado, decidimos pesquisar a fenologia da espécie Roupala Montana, com o intuito de descobrir seu comportamento no bioma cerrado e suas peculiaridades.

Taxonomia e Nomeclatura
De acordo com o sistema de classificação baseado no The Angiosperm Phylogeny

Relacionados

  • Leis ambientais no brasil
    286858 palavras | 1148 páginas
  • Produção de Sementes e Mudas Florestais
    119405 palavras | 478 páginas
  • Resolução CONAMA 2006
    358523 palavras | 1435 páginas
  • LivroConama
    322496 palavras | 1290 páginas