Dados epidemiologicos gama

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3168 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

A cidade do Gama foi fundada em 1960, e inaugurada apenas em 1967, e seus habitantes eram pessoas que trabalhavam na barragem do rio Paranoá, na época em que a cidade de Brasília estava sendo construída. Era uma cidade que não tinha luz nem água no início, e que começou a ter esse fornecimento após a construção da Usina Saia Velha, abastecida pelo Ribeirão Ponte Alta. Hoje em dia oGama é conhecido como a Capital do entorno onde as cidades vizinhas servem-se do comércio e serviço. Localiza-se próximo dos municípios goianos: Luziânia, Santo Antônio do Descoberto, Novo Gama, Cidade Ocidental e Valparaíso. Sabemos que apresentar a freqüência e distribuição dos agravos de interesse em saúde em uma população é de fundamental importância para o planejamento de ações etomada de decisões quanto a prevenção e controle de doenças. Diante disso, esse presente trabalho se dedica a apresentar os principais indicadores de saúde do Gama e a partir disso fazer um diagnóstico sociossanitário. Essa coletânea de dados é de suma importância e utilidade, pois é através de tais informações que é possível visualizar o panorama da situação de Região Administrativa do Gama e suaspeculiaridades. Os dados, quadros, figuras e indicadores apresentados neste relatório têm como fonte o Sistema Nacional de Agravos de Notificação (SINAN) da Secretaria de Estado da Saúde do Distrito Federal. Já os dados de população tiveram como fonte a Codeplan-DF e o IBGE. Para os vários tipos de tabulação foi utilizado o programa TABWIN elaborado pelo DATASUS/FNS/MS, de domínio público.PRIMEIRA PARTE

MÓDULO I

Dados e Características Sociodemográficas

1 Mapa da Região Administrativa do Gama – RA II

A planta da cidade foi elaborada por Paulo Hungria, arquiteto de renome que, dividiu a cidade em cinco setores: Norte, Sul, Leste, Oeste e de Indústrias.
A área rural é formada pelo Núcleo Rural Monjolo, Colônia Agrícola Ponte Alta e Córrego Crispim. NúcleoRural Ponte Alta de Baixo e Ponte Alta Norte e Alagado.
Possui quadras de forma hexagonal, assemelhando-se a uma colméia.

Fonte: http://wbrasilia.com/Mapas.htm2 - ÁREA E LIMITES – GAMA - 2005

3.1 – Área

3.2 – Limites

3 – Distância entre as Regiões Administrativas

4.3 – Distâncias

Quadro 1 - Distância de Gama às demais Regiões Administrativas - 2002

4 – Particularidades da Região

4.1 – Clima e Relevo
A Região Administrativa do Gama tem o mesmo clima do Distrito Federal, onde predomina dois períodosdistintos durante o ano. Um período é seco, quando não há quase nenhuma ocorrência de chuvas, durante o inverno, que vai dos meses de maio à setembro; e outro período que é chuvoso, e por isso é caracterizado com abundância de águas, durante o verão, que vai de outubro à abril. Ocorre precipitação pluviométrica anual de mais de 1.500 mm. A temperatura média do ano é de 23º C, e nos meses deSetembro e Outubro os meses são predominantemente mais quentes e nos meses de Junho e Julho são caracterizados os mais frios. A umidade relativa média anual é de 55%, contudo durante os meses mais secos (Julho e Agosto), a umidade chega a uma média de 18%. O relevo da região do Gama é suave plano e suave ondulado em quase todo o seu território, e tem como característica própria um grande vale,chamado Vale do Tamanduá.

5 - Localização do Gama no Distrito Federal

6 – Dados Gerais da População

6.1– Número de Habitantes por Sexo

Quadro 1 - População Urbana Residente por Sexo – Gama – 2004

| Número | Taxa (%) |
Masculino | 53.093 | 47,4 |
Feminino | 58.925 | 52,6 |
Total | 112.019 | 100,0 |
Fonte: SEPLAN/CODEPLAN – Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios -...
tracking img