Dados domiciliares

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3154 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
 
 
Introdução
A atenção à saúde abrange dois modelos: o hospitalar e o domiciliar, sendo este último denominado de atenção domiciliar à saúde. O modelo domiciliar (re)surge em função das diversas alterações que a sociedade brasileira sofreu no decorrer dos anos como um modelo para o desenvolvimento de mudanças sociais e no sistema de saúde.
Dentre estas alterações, Duarte e Diogo (2000)apontam: a transição demográfica, que demonstra um envelhecimento populacional cada vez mais acentuado; a mudança no perfil epidemiológico da população, no qual se evidencia um aumento das doenças crônico-não transmissíveis; os custos do sistema hospitalar cada vez mais elevado; o desenvolvimento de equipamentos tecnológicos, que têm possibilitado maior taxa de sobrevida das pessoas; o aumento daprocura por cuidados de saúde; o interesse dos profissionais de saúde por novas áreas de atuação; a exigência por maior privacidade, individualização e humanização da assistência à saúde, além da necessidade de maior integração da equipe profissional com o cliente e sua família.
Este modelo de atenção à saúde tem sido amplamente difundido no mundo e tem como pontos fundamentais o cliente, a família,o contexto domiciliar, o cuidador e a equipe multiprofissional.
Por se tratar de um modelo recente no Brasil, há muitos termos utilizados para sua designação, como: "home health care", "domiciliary care", atendimento domiciliar à saúde, atenção domiciliar, enfermagem domiciliar, visita domiciliária, "nursing home", "nursing care", "home care nursing", enfermagem residencial, cuidado domiciliar,internação domiciliar, cuidados médicos domiciliares, cuidados de saúde no domicílio, atendimentos médicos domiciliares e outros tantos. Muitos são utilizados como sinônimos, devido à tradução e à interpretação dos vocábulos "home care" ou "home health care" em português. Todavia, a oferta de serviços no domicílio, bem como a realização de atividades neste contexto, têm diferenças significativas.Embora a atenção domiciliar à saúde esteja em processo de ascensão nas práticas de saúde, ela ainda não está completamente inserida nos sistemas de atendimento à saúde e na formação e/ou capacitação dos profissionais de saúde. Comporta diferentes modalidades que são importantes para sua realização; para este texto serão consideradas as seguintes: a atenção, o atendimento, a internação e a visitadomiciliares. Por terem perspectivas e serem atividades diferenciadas e concomitantemente complementares, estes conceitos devem ser diferenciados pelos profissionais que os executam, seja para que haja uma melhor articulação da teoria com a prática, para a adequação da prática profissional daqueles que já atuam na atenção à saúde domiciliar, seja para a formação dos novos profissionais de saúde.Buscando a compreensão ampliada dos termos e de seus significados, bem como a sua utilização adequada pelos profissionais, realizou-se o presente estudo visando identificar a bibliografia existente acerca das concepções sobre termos, atenção, atendimento, internação e visita domiciliar.
 
Metodologia
Trata-se de uma revisão de literatura realizada por meio de pesquisa nas bases de dados Lilacs(Literatura Latino Americana e do Caribe em Ciências da Saúde) e BDENF (Base de Dados de Enfermagem). Para isso, foram selecionados os seguintes descritores de assunto: cuidados domiciliares de saúde, serviços de assistência domiciliar e reforma dos serviços de saúde. Também foram utilizadas as palavras: cuidado domiciliar, visita domiciliária, atenção à saúde, atendimento domiciliar e assistênciadomiciliar.
Utilizou-se a biblioteca virtual Bireme, na qual a pesquisa foi delimitada para artigos publicados a partir do ano de 1999. O período da realização da busca foi contínuo, e o intervalo considerado para a realização deste trabalho compreendeu de janeiro de 2005 a maio de 2006. Foram diversos os achados nesta busca, sendo mais utilizados os artigos clássicos como tipo de publicações....
tracking img