Dados climaticos ladeira do uruguais teresina

1381 palavras 6 páginas
Introdução ao trabalho
Com uma latitude de 5°5'20 sul e longitude de 42°48'07 oeste, localiza-se próximo à divisa com o Maranhão, ao oeste do estado, em uma altitude de 72 metros, em média. A cidade é separada da cidade de Timon (Maranhão) pelo Rio Parnaíba. Teresina possui clima tropical semiúmido com duas estações características: o período das chuvas (que ocorrem no verão e outono) e o período seco (que ocorre no inverno e primavera).
De janeiro a maio, devido às chuvas, o clima é frio e úmido (quando há possibilidade de ocorrer neblina nas manhãs); de junho a agosto o clima começa a ficar mais seco com noites relativamente frias; de setembro a dezembro o clima se torna mais quente e abafado, podendo começar a ocorrer algumas pancadas de chuva a partir de novembro.
Uma peculiar característica das chuvas da cidade é por serem rápidas e muito intensas, havendo vendavais, grande força das águas e trovões impressionantes. A incidência de raios também é muito comum, por isso, o local onde está situada Teresina é conhecido como Chapada do Corisco. A precipitação pluviométrica anual situa-se em torno de 1.500 mm
Quente a maior parte do ano, Teresina possui uma temperatura média em torno dos 27 °C, tendo mínimas de 20 °C e máximas de 35 °C. A mínima já registrada em Teresina foi de 14 °C em um mês de fevereiro, já nos meses mais quentes a máxima pode chegar aos 40 °C, principalmente no mês de outubro. Estas oscilações são amenizadas pela contribuição dos ventos que tornam o clima mais agradável. A qualidade do ar de Teresina é considerada boa, exceto no período mais seco, quando a umidade relativa do ar cai, e há ocorrências de queimadas.
Tropical megatérmico com duas estações: no inverno é frio e úmido, de janeiro a maio, no verão é quente e abafado de setembro a dezembro e noites frias de junho a agosto com clima seco e aconchegante. A precipitação pluviométrica anual situa-se em torno de 1.500 mm.

Ladeira do Uruguai: Aspectos Gerais

O nome se se deve à

Relacionados