Dados climaticos ladeira do uruguais teresina

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1381 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução ao trabalho
Com uma latitude de 5°5'20 sul e longitude de 42°48'07 oeste, localiza-se próximo à divisa com o Maranhão, ao oeste do estado, em uma altitude de 72 metros, em média. A cidade é separada da cidade de Timon (Maranhão) pelo Rio Parnaíba. Teresina possui clima tropical semiúmido com duas estações características: o período das chuvas (que ocorrem no verão e outono) e operíodo seco (que ocorre no inverno e primavera).
De janeiro a maio, devido às chuvas, o clima é frio e úmido (quando há possibilidade de ocorrer neblina nas manhãs); de junho a agosto o clima começa a ficar mais seco com noites relativamente frias; de setembro a dezembro o clima se torna mais quente e abafado, podendo começar a ocorrer algumas pancadas de chuva a partir de novembro.
Uma peculiarcaracterística das chuvas da cidade é por serem rápidas e muito intensas, havendo vendavais, grande força das águas e trovões impressionantes. A incidência de raios também é muito comum, por isso, o local onde está situada Teresina é conhecido como Chapada do Corisco. A precipitação pluviométrica anual situa-se em torno de 1.500 mm
Quente a maior parte do ano, Teresina possui uma temperatura média emtorno dos 27 °C, tendo mínimas de 20 °C e máximas de 35 °C. A mínima já registrada em Teresina foi de 14 °C em um mês de fevereiro, já nos meses mais quentes a máxima pode chegar aos 40 °C, principalmente no mês de outubro. Estas oscilações são amenizadas pela contribuição dos ventos que tornam o clima mais agradável. A qualidade do ar de Teresina é considerada boa, exceto no período mais seco,quando a umidade relativa do ar cai, e há ocorrências de queimadas.
Tropical megatérmico com duas estações: no inverno é frio e úmido, de janeiro a maio, no verão é quente e abafado de setembro a dezembro e noites frias de junho a agosto com clima seco e aconchegante. A precipitação pluviométrica anual situa-se  em torno de 1.500 mm.

Ladeira do Uruguai: Aspectos Gerais

O nome se se deve àFazenda Uruguai, a parte mais alta de Teresina. Homenageia o país da América latina e constitui área de expansão da cidade, quase desabitada, mas com um grande fluxo de veículos e de pessoas, devido ao terminal rodoviário intermunicipal. A Ladeira do Uruguai situa-se a uma latitude de: 5º04’42.27”S e longitude de: 42º44’55.19”S e com altitude de 108 metros ao nível do mar.

Aspecto do local depesquisa

Localizado na BR-343, próximo à rodoviária, área pouco arborizada, nota-se uma presença significativa de dejetos, por haver saneamento básico muito precário, bem como, o desmatamento que ocasiona uma intensidade maior de radiação na superfície contribuindo com o aumento da temperatura, assim como o aumento da sensação de desconforto. O asfalto é outro fator antrópico que contribui para oaumento da temperatura e intensificação do desconforto.
A pesquisa foi realizada nos dias 8, 9, 15 e 16 de outubro de 2011 com o auxilio do aparelho Termo-Higro-Anemômetro Luximetro Digital, observa-se um pequeno número de residências e alguns armazéns e postos de gasolina, que funcionam como barreiras artificiais sobre o vento. Sobre o espaço ambiental nota-se a presença de vegetação de médio epequeno porte, como mamona, ipê, carnaúba e algumas gramíneas, que influenciam na temperatura do local pesquisado.
Segundo J.O. Ayoade clima é uma síntese do tempo num dado lugar durante um período de aproximadamente 35 anos. O clima refere-se às características da atmosfera inferidas de observação continuas durante um longo período, abrangendo um maior numero de dados do que as condições médiasdo tempo numa determinada área.
Apresentação dos Elementos Climáticos
A temperatura e precipitação são os dois elementos de maior discursão do tempo atmosférico. A temperatura é definida pelo movimento de moléculas, ou seja, quanto mais rápido o deslocamento das mesmas mais elevadas será a temperatura do local. Outro elemento estudado no decorrer da pesquisa trata-se da umidade que nada mais...
tracking img