daddad

567 palavras 3 páginas
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro

Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro

Avaliação à Distância – AD1 (PROVA)

Disciplina: FORMAÇÃO ECONÔMICA BRASILEIRA

Coordenador:

Pesquise no material didático recomendado para o curso e discuta as seguintes questões: 1. Quais as principais diferenças entre o sistema de parceria e o sistema de colonato na utilização do imigrante na produção exportadora de café no Brasil?
(3,0 pontos)

Essa foi a forma de utilização da mão de obra dos imigrantes no Brasil.
A parceria foi utilizada em meados do século 19. Os fazendeiros cediam terras para os imigrantes plantarem, porém os imigrantes deveriam dividir os lucros da venda dos produtos ali cultivados. Além disso, os imigrantes não podiam deixar as fazendas enquanto não quitassem suas dívidas.
Já no sistema de colonato a remuneração poderia ocorrer das seguintes formas: através de tarefas ou por produtividade. Os imigrantes trabalhavam em suas terras e recebiam pequenos salários. Além do pagamento pelo seu trabalho o colono podia usar parte das terras para plantar alimentos para consumo próprio.·. 2. Analise as principais medidas adotadas no governo Campos Sales para deter a recorrente desvalorização cambial que marcou a economia brasileira no final do século XIX. (4,0 pontos)

Suas principais medidas foram:
A renegociação da dívida externa do país, com os credores ingleses.Com isso foram impostas algumas garantias que foram: o direito de toda renda das alfândegas Fo Brasil, caso o acordo não fosse cumprido. O combate a inflação. Para a valorização da moeda nacional, o ministro então da fazenda, Joaquim Murtinho reduziu drasticamente as despesas do governo, ao suspender as obras publicas e investimento no setor industrial, além de aumentar e criar novos impostos, os salários foram

Relacionados